segunda-feira, 17 de março de 2014

A genealogia de Yeshua - entendendo supostas contradições.


A genealogia de Yeshua



MatitiYahu
1:1-17
1 Livro da genealogia de Yeshua o Messias, filho de Davi, filho de Abraão.
2 A Abraão* nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos;
3 a Judá nasceram, de Tamar, Farés e Zará; a Farés nasceu Esrom; a Esrom nasceu Arão;
4 a Arão nasceu Aminadabe; a Aminadabe nasceu Nasom; a Nasom nasceu Salmom;
5 a Salmom nasceu, de Raabe, Booz; a Booz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;
6 e a Jessé nasceu o rei David. A Davi nasceu Shlomo da que fora mulher de Urias;
7 a Shlomo nasceu Roboão; a Roboão nasceu Abias; a Abias nasceu Asa;
8 a Asa nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão Ozias;
9 a Ozias nasceu Joatão; a Joatão nasceu Acaz; a Acaz nasceu Ezequias;
10 a Ezequias nasceu Manassés; a Manassés nasceu Amom; a Amom nasceu Josias;
11 a Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia.
12 Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel;
13 a Zorobabel nasceu Abiúde; a Abiúde nasceu Eliaquim; a Eliaquim nasceu Azor;
14 a Azor nasceu Sadoque; a Sadoque nasceu Aquim; a Aquim nasceu Eliúde;
15 a Eliúde nasceu Eleazar; a Eleazar nasceu Matã; a Matã nasceu Jacó;
16 e a Jacó nasceu José, homem (ga’bra) de Maria, da qual nasceu Yeshua, que se chama Messias.
17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até David, são catorze gerações; e desde David até o cativeiro para a Babilônia, catorze gerações; e do cativeiro na Babilônia até o Messias, catorze gerações.

Luka 3:23-38

23 Yeshua tinha cerca de trinta anos de idade e era considerado filho de José, filho de Eli;
24 Eli de Matate, Matate de Levi, Levi de Melqui, Melqui de Janai, Janai de José,
25 José de Matatias, Matatias de Amós, Amós de Naum, Naum de Esli, Esli de Nagai,
26 Nagai de Maate, Maate de Matatias, Matatias de Semei, Semei de Joseque, Joseque de Jodá,
27 Jodá de Joanã, Joanã de Resa, Resa de Zorobabel, Zorobabel de Salatiel, Salatiel de Neri,
28 Neri de Melqui, Melqui de Adi, Adi de Cosão, Cosão de Elmodã, Elmodão de Er,
29 Er de Josué, Josué de Eliézer, Eliézer de Jorim, Jorim de Matate, Matate de Levi,
30 Levi de Simeão, Simeão de Judá, Judá de José, José de Jonã, Jonã de Eliaquim,
31 Eliaquim de Meleá, Meleá de Mená, Mená de Matatá, Matatá de Natã, Natã de Davi,
32 Davi de Jessé, Jessé de Obede, Obede de Boaz, Boaz de Salá, Salá de Nasom,
33 Nasom de Aminadabe, Aminadabe de Admim, Admim de Arni, Arni de Esrom, Esrom de Farés, Farés de Judá,
34 Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Tará, Tará de Naor,
35 Naor de Seruque, Seruque de Ragaú, Ragaú de Faleque, Faleque de Eber, Eber de Salá,
36 Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque,
37 Lameque de Matusalém, Matusalém de Enoque, Enoque de Jarede, Jarede de Maleleel, Maleleel de Cainã,
38 Cainã de Enos, Enos de Sete, Sete de Adão, e Adão de Elohim.



Introdução

 Shalom! Há muito mau entendimento a respeito da árvore genealógica de Yeshua, pois, alguns dizem que ele não pode ser o Mashiach porque a descendência se dá pela parte paternal, e também dizem que ele tem uma pessoa em sua árvore genealógica que foi amaldiçoada a não ter filhos, também dizem que a genealogia de Mateus é diferente da genealogia de Lucas, etc. Pois bem, neste estudo vou colocar uma visão um tanto diferente da visão cristã sobre o assunto, para tentarmos entender e desmistificar essa questão muito mal interpretada.



A genealogia narrada por Mateus.

 A genealogia narrada por Mateus se refere ao pai e não ao marido de Maria, a palavra em que foi traduzida como “marido”, trata-se da palavra aramaica (ga’bra) que significa literalmente “homem, o homem da casa”, e abrange “pessoa, marido e pai”. Pela falta de contextualização e de atenção do tradutor ele traduziu como “marido”, e isso não esta certo, o correto seria “pai de Maria”. Como veremos mais há frente.

 “De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde David até o cativeiro para Babilônia, catorze gerações; e do cativeiro na Babilônia até o Messias, catorze gerações.” 


Veja:

“[...] desde Abraão até Davi são catorze gerações...”
Abraão gerou Isaque (Gn 21:1-3)
Isaque gerou Jacó (Gn 25:19-26)
Jacó gerou Judá (Gn 29:35)
Judá gerou Farés/Pérez (1 Cr 2:4)
Farés/Pérez gerou Esrom/Hezrom (Gn 46:12)
Esrom/Hezrom gerou Arão/Rão (1 Cr 2:9-10) 
Rão/Arão gerou Aminadabe (1 Cr 2:9-10)
Aminadabe gerou Nasom (1 Cr 2:10)
Nasom gerou Salmom/Salma (1 Cr 2: 11)
10º Salmom/Salma gerou Boaz/Booz (1 Cr 2:11)
11º Boaz/Booz gerou Obede (1 Cr 2:12)
12º Obede gerou Jessé (1 Cr 2:12)
13º Jessé gerou Davi (1 Cr 2:13-16) 
“[...] desde Davi até o cativeiro para Babilônia, catorze gerações...”
14º | (1º) Davi gerou Salomão (1 Cr 3:1-5) (*Termina a primeira contagem em Davi e começa a segunda contagem também em Davi.)
Salomão gerou Roboão (1 Cr 3:10)
Roboão gerou Abias (1 Cr 3:10)
Abias gerou Asa (1 Cr 3:10)
Asa Gerou Josafá (1 Cr 3: 10)
Josafá gerou Jorão/Jeorão (1 Cr 3: 11)
Jorão/Jeorão gerou Ozias/Acazias/Amazias (1 Cr 3:11)
Ozias/Acazias/Amazias gerou Jotão (1 Cr 3:12)
Jotão gerou Acaz (1 Cr 3:13)
10º Acaz Gerou Ezequias (1 Cr 3:13)
11º Ezequias gerou Manassés (1 Cr 3:13)
12º Manassés gerou Amom (1 Cr 3:13-14)
13º Amom gerou Josias (1 Cr 3:14)
[...] e do cativeiro na Babilônia até o Messias, catorze gerações...”
14º Josias gerou (1º) Jeconias (1 Cr 3:15-16) (*Termina a segunda contagem com Josias e começa a terceira com Jeconias.)
2º Jeconias gerou Salatiel (1 Cr 3: 17)
3º Salatiel gerou Zorobabel (1 Cr 3:17-19)
4º Zorobabel gerou Abiúde
5º Abiúde gerou Eliaquim
6º Eliaquim gerou Azor
7º Azor gerou Sadoque
8º Sadoque gerou Aquim
9º Aquim gerou Eliúde
10º Eliúde gerou Eleazer
11º Eleazer gerou Matã
12º Matã gerou Jacó
13º Jacó gerou José
De José vem Maria que gerou (14º) Yeshua.

 De Zorobabel ao Mashiach eu não encontrei registro na tanack (AT) provavelmente Matitiyahu (Mateus) usou os registros que haviam preservados naquela época.




A contagem das catorze gerações

 Porque eu contei as gerações dessa maneira, contando Davi duas vezes? -Porque Mateus diz: “[...] desde Davi até a cativeiro (ou exílio) para a Babilônia, catorze gerações...” Temos que começar a contar de Davi e parar em Josias porque o texto diz “Desde Davi” e não desde Salomão, pois se começássemos a contar desde Salomão, teríamos que começar a contar (a primeira sequência de catorze) desde Isaque ao invés de começar em Abraão, pois o texto diz: “Desde Abraão” e “desde Davi” e não desde Isaque, e desde Salomão (se o texto diz: “desde Abraão”, nós não começamos a contar por Abraão? Então por que quando o texto diz: “desde Davi” nós começaríamos a contar por Salomão?). Sendo assim, temos que parar a segunda sequência de catorze em Josias. A outra sequência de catorze gerações começa a contar em Jeconias. “[...] e do cativeiro na Babilônia até o Messias, catorze gerações...” Ou seja, começa em Jeconias e termina em Yeshua. (*Portanto desta maneira de contagem Maria mãe de Yeshua não conta. Pois diz: “de José vem Maria que gerou Yeshua”, Mateus não contou Maria, ele somente falou que ela gerou Yeshua. Assim como ele diz muitas vezes anteriormente, ex: “a Salmom nasceu, de Raabe, Booz”, “a Booz nasceu, de Rute, Obede”, veja que não conta as mulheres Raabe e Rute, somente as cita. Assim aconteceu ao dizer: “De José vem Maria que gerou Yeshua”, veja Mateus não está contando Maria na genealogia, está somente relatando que de Maria nasceu Yeshua.)



O José do verso 16 capítulo 1 de Mateus é o pai de Maria e não o marido.

 Podem perguntar: “Mas nos versos seguintes fala que José estava desposado com Maria, então como ele é o pai de Maria?” –É simples, são dois José, um é o pai de Maria e o outro o marido de Maria. Isso se dá (como já disse) ao erro do tradutor; no verso 16 de Matitiyahu diz na peshita aramaica: “Jocó gerou José, (ga’bra) de Maria...” no verso 19 diz: “Então José seu marido (ba’La) como era justo...” (Veja!) no verso 19 onde se refere ao marido de Maria usa a palavra “ba’La” que quer dizer (marido, dono, senhor)  e não “ga’bra” (que pode significar pai) como no verso 16, o que indica significados diferentes pelo uso de palavras diferentes em um espaço muito curto de tempo! 

 Ocorrências da palavra ga’bra como homem em: Mateus 7:24; Mateus 7:26; Mateus 8:09; Mateus 9:9


 Ocorrências da palavra ga’bra como marido em: Mateus 19:5; Mateus 19:10; Mark 10:02; 1 Coríntios 07:14; 1 Coríntios 07:16; 2 Coríntios 11:02; Efésios 5:23.

 Ocorrências da palavra ga’bra com sentido claro de pai em: Mateus 7:09; Mateus 21:28; Mateus 22:02; e Mateus 1:16.


(Ocorrências da palavra ba’la na brit chadashá (NT): “Mc 10:12; Lc 2:36; At 5:10; Romanos 7:2-3; 1Co 7:10; 1Co 7:13; 1Co 7:39; Ef 5:33”. Todas significando literalmente marido diferentemente de “ga’bra”)




A Genealogia do livro de Lucas.

 Podemos Perceber isso claramente em Lucas 3:23-38, onde Lucas narra a genealogia do pai do Messias e marido de Maria. Essa genealogia narrada por Lucas, difere da genealogia narrada por Mateus, simplesmente porque são pessoas distintas, enquanto na genealogia do livro de Mateus diz no verso 6: “e a Jessé nasceu o rei Davi. A Davi nasceu Salomão da que fora mulher de Urias.” Na genealogia narrada por Lucas diz no capítulo 3 nos versos 31 e 32: “[...]Matatá de Natã, Natã de Davi, Davi de Jessé [...]” Entretanto, José pai (ga’bra) de Maria vem de Davi e Salomão; e José marido (ba’La) de Maria vem de David e Natã. Ambos vem de David, mas, de filhos diferentes de Davi, um de Salomão e outro de Natã.

 (obs: alguns nomes comuns entre as duas genealogias depois de Davi não quer dizer absolutamente nada. Pois é muito comum nomes iguais, ainda mais entre os yisraelitas.)




Maria foi da tribo de Levi?

 Outro equívoco comum que acontece, é dizer que Maria é da tribo de Levi pelo fato dela ser prima de uma levita. Veja: "Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão e o seu nome era Isabel" (Lucas 1:5). E essa Isabel era prima de Maria: "E eis que também Isabel, tua prima (de Maria), concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril" (Lucas 1:36). Pois bem, instintivamente as pessoas dizem: “Ué, se a prima dela (de Maria) é levita, então Maria também é”. Mas, não é assim... Já vimos que José narrado por Mateus é o pai de Maria, ou seja, lhe dá descendência da tribo de Judá! Nada impede que a mãe de Maria seja da tribo de Levi, e por essa razão ela ter uma prima levita, mas, ao mesmo tempo sendo da tribo de Judá, porque seu pai era da tribo de Judá. (Se a mãe for levita e o pai judeu, os filhos serão judeus... e assim sucessivamente.)



A ‘maldição’ de Jeconias.

Jeremias 22;
"24 Vivo eu, diz o Senhor, ainda que Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo da minha mão direita, contudo eu dali te arrancaria;
25 e te entregaria na mão dos que procuram tirar-te a vida, e na mão daqueles diante dos quais tu temes, a saber, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e na mão dos caldeus.
26 A ti e a tua  mãe, que te deu à luz, lançar-vos-ei para uma terra estranha, em que não nascestes, e ali morrereis.
27 Mas à terra para a qual eles almejam voltar, para lá não voltarão.
28 E este homem Jeconias algum vaso desprezado e quebrado, um vaso de que ninguém se agrada? Por que razão foram ele e a sua linhagem arremessados e arrojados para uma terra que não conhecem?
29 Ó terra, terra, terra; ouve a palavra do Senhor.
30 Assim diz o SENHOR: Escrevei que este homem fica sem filhos, homem que não prosperará nos seus dias, pois nenhum homem de sua semente prosperará sentado no trono de Davi, ou governar mais em Judá."

 Esse texto é muito mal compreendido, pois a maioria afirma que isso trata-se de uma maldição eterna, e isso não é verdade. Por quê? –Porque Zorobabel que é da descendência de Jeconias foi um grande governador de Judá (Ageu 1:1; 2:2)! Veja: Zorobabel é filho de Pedaías e Pedaías é filho de Sealtiel e Sealtiel filho de Jeconias." (1 Cr 3:17-19). Lembremo-nos do que Elohim diz no verso 30 de Jeremias : “ Assim diz SENHOR: Escrevei que este homem fica sem filhos, homem que não prosperará nos seus dias, pois nenhum homem de sua semente prosperará sentado no trono de Davi, ou governar mais em Judá.” 


 O texto é claro, a ‘maldição’ é só para a geração de Jeconias “nos seus dias”! Eu parafrasearia esse verso assim: “Você Jeconias, não prosperará enquanto viver porque os seus filhos não sentarão no trono de Davi e nem governarão em Judá até você morrer.” Se a ‘maldição’ fosse eterna, Zorobabel não poderia ser governador de Judá! 


Veja também o que o Eterno diz para Jeconias no verso 24: “Vivo eu, diz o Senhor, ainda que Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo da minha mão direita, contudo eu dali te arrancaria; Agora veja o que Ele (O Eterno) diz para Zorobabel: 



“Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Abalarei os céus e a terra; e derrubarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que nele andam; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu irmão. Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e te farei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos exércitos.” (Ageu 2:21-23) O Eterno rejeitou Jeconias e seus filhos de sua geração, porém resgatou Zorobabel para a continuação do governo de Judá. 



O Messias Yeshua é da descendência real de Davi.

 Outro argumento muito usado para tentarem desqualificar Yeshua como Messias, é dizer que a herança só procede pela parte paterna, e se o Messias nasceu de uma virgem ele não pode ter a herança real de Davi. E a réplica usada pela maioria das pessoas que defendem que o Rabi Yeshua seja o Messias é a afirmativa que José o adotou, assim como Jacó adotou Manasés e Efraim, os quais foram contados como tribos de Yisrael, ou seja, filhos de Jacó. Seria uma réplica válida, se a nossa linha de raciocínio (que estamos seguindo) considerasse o marido de Maria (José) como descendente de Salomão, e não como descendente de Natã (que realmente é) pois o Messias deveria vir da dinastia real de Davi (I Cr 17).
 Então como que Yeshua nascido de uma virgem pode ser considerado herdeiro do trono da dinastia davídica por parte de sua mãe e não de seu pai ‘adotivo’? –Simples, a torá nos responde! Vejamos o que diz em Números 27:1-8;

“1 E as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, da tribo de Manassés, um dos filhos de José, aproximaram-se. E estes eram os seus nomes: Maalá, e Noa, e Hogla, e Milca e Tirza.

2 Elas ficaram diante de Moisés e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e perante toda a congregação à porta da Tabernáculo do Testemunho, dizendo:
3 "Nosso pai morreu no deserto, e ele não estava no meio da congregação que se rebelou contra o Senhor no ajuntamento de Coré; mas ele morreu por seu próprio pecado, e não teve filhos. Não deixem o nome do nosso pai ser riscado do meio do seu povo, porque ele não tem filho: deem-nos uma herança no meio dos irmãos de nosso pai."
4 Então Moisés levou o seu caso perante o Senhor.
5 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
6 "As filhas de Zelofeade tem falado com razão; tu, certamente, lhes darás a posse de uma herança no meio dos irmãos de seu pai, e atribuirás a herança de seu pai à elas.
7 Falarás com os filhos de Israel, dizendo:
8 Se um homem morrer e não tiver filho, fareis ir a sua herança para sua filha...”

 Interessante não? Então, o que esse mandamento de Elohim quer dizer? Que se um homem não tiver filhos homens por algum motivo, a herança irá para a filha (mulher)! Assim a filha tomará posse da herança de seu pai, pois não tem irmão. E o que isso tem haver com o Rabi Yeshua? -Tudo a ver! Pois esse era o caso de José, pai de Maria (mãe de Yeshua). A Brit Chadashá (NT) cita somente uma irmã de Maria, que também tinha por nome Maria, conforme João capítulo 19 verso 25: “E junto à cruz de Yeshua sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria [esposa] de Kleopa e Maryam Madalena.” Muito provavelmente o pai de Maria (mãe de Yeshua) morreu sem deixar filhos (homens), e sua herança foi para suas filhas, como ordena a torá! Muito interessante Elohim deixar esse mandamento acerca da herança; e não era somente as filhas que poderiam apoderar-se da herança de seu pai, pois se o homem não tiver filhos nem filhas ele deveria dar a herança à seus irmãos, e se não tivesse irmãos deveria dar aos irmãos de seu pai, e se não tivesse deveria dar à um parente mais próximo de seu tribo (Nm 27:8-11). O caso de José pai de Maria, ele tinha filhas, então sua herança real foi para suas filhas, e Maria deu a luz há um filho Yeshua HaMashiach o qual herdou o trono de seu pai Davi!


 E ainda segundo a torá, as filhas que herdaram a herança de seu pai não poderiam casar-se com homens de outras tribos (Nm 36); Nm 36:8 diz: “E qualquer filha que for herdeira de uma propriedade das tribos dos filhos de Israel, estas mulheres deverão ser casadas cada uma com alguém da tribo de seu pai, para que os filhos de Israel possam, cada um, herdar os bens da tribo de seu pai.” Maria fez exatamente isso, casando-se com José da tribo de Judá, da mesma tribo que seu pai.




Conclusão

 Não há contradição alguma na genealogia de Yeshua e na veracidade do trono davídico do Rabi Yeshua, mesmo sendo o seu nascimento virginal! Temos as provas de sua genealogia 100% davídica tanto da parte de sua mãe que descende de Salomão, quando da parte de seu pai adotivo que descende de Natã, porém como já vimos, ele fica com a 'herança' de sua mãe, com o trono real de Daví/Salomão... Não há nenhum outro pseudo-messias nem na antiguidade, e muito mais impossível atual e futuramente com a ascendência 100% comprovada de Daví! Pois como todos sabemos, não há mais registros que possam provar sua genealogia, pois (como um selo de Elohim) os registros foram destruídos com a destruição do templo em 70 E.C. Ninguém podia se dizer Mashiach depois de provas tão importantes serem impossíveis de se mostrar! Yeshua HaMashiach em sua segunda vinda não precisará provar mais nada há ninguém, pois quem vai duvidar ao vê-lo vindo do céu?

 Shalom, espero que tenha lido com carinho e verdade no coração; que o Todo Poderoso, nos dê entendimento; shalom, shalom!



Fontes: Peshita, site peshita.org, takah (bíblia hebraica), Interlinear Scripture Analyzer, Strong, Bíblias Almeida Revisada e Nova tradução internacional. 



9 comentários:

  1. OLá,gostei muito desse estudo,até agora o mais coerente a respeito desse assunto,gostaria de saber,se você é o autor,se for,gostaria de pedir permissão,para criar um vídeo e postar no meu canal,claro que citando o autor e a fonte,desde já agradeço,shalom!![se permitir após terminar o vídeo enviarei o link].

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    1. Opa, me desculpe pela demora ao responder. É claro que permito! Shalom, abraço.

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  2. (30 Assim diz o SENHOR: Escrevei que este homem fica sem filhos) Aqui dá para entender que Jeconias não possui filhos.

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    1. Shalom Anônimo (rsrs). Existe uma questão que não citei nesse estudo: Os rabinos dizem que profecias negativas podem ser anuladas, quando a pessoa se arrepende e se volta ao Eterno (isso pode ser percebido facilmente na tanakh ('AT')). Muitos chegam a dizer que esse foi o caso de Jeconias, ele se arrependeu, e portanto essa profecia negativa foi anulada. Shalom.

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  3. Eis o vídeo sobre o estudo da genealogia de Yeshua

    https://www.youtube.com/watch?v=EtAHII177A4

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  4. Bom trabalho!...fica um pouco difícil usar a peshita (em função dos nossos textos gregos)que não traduzem Mat.1:16 da mesma forma. Reconheço que de fato é muito esclarecedor. E serve como um fortíssimo argumento contra esta enxurrada de distorções que vemos pela internet. Na verdade, sempre pensei que a genealogia de Mateus fosse de José...e a de Lucas fosse de Maria.(Esta é uma dificuldade).No caso de a genealogia de Lucas, ser a de José,... o problema poderá ser requerido na coincidência dos nomes na segunda metade da genealogia. Sua resposta é boa...faz sentido. Porque não pode ser? Mas, se a genealogia de Lucas for a de Maria na concepção mais tradicional...Também não vejo problema. Uma vez que Jesus também seria descendente de Davi por meio de Natã. Quanto ao trono...teria direito por José que o recebeu como filho legítimo,(e também o teria se fosse adotado)dando-lhe o Direito legal. E no caso biológico, ou seja, sanguíneo...como já falei, por Natã. Fala-se, que o Messias deveria vir por Salomão, quanto ao direito legal ao trono, pela promessa feita a ele pelo Senhor. Irmão sua resposta na questão de Jeconias é perfeita. Mas, temos ainda o argumento acima mencionado. todavia queria lembrar, que ainda, não encontrei qualquer indicio na bíblia, que vincule o Senhor a uma obrigatoriedade, em relação a Salomão, quanto a promessa ao seu reino e a sua descendência. Vejo isso em relação a Davi, cuja as promessas são sempre de caráter incondicional. O mesmo não acontece com Salomão...Cuja as promessas são todas condicionais. Em função disso, não vejo problema, em Jesus não ser Herdeiro biológico (sanguíneo )de Salomão. Ele o é de Davi.
    Um abraço!

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    1. Muito bom o seu comentário, obrigado. Tenho apenas uma ponderação na questão de Salomão que você levantou, pois eu já pensei nisso também: "Acaso, o Messias não poderia vir de David-Natã?" Eu cheguei à conclusão que não, veja, Abraham teve dois filhos, e ele tinha uma promessa que não poderia ser cumprida com ele em vida, e sabemos que essa promessa prosseguiu com Isaque. A mesma coisa aconteceu com David, ele tinha uma promessa de reinado em Israel que se culminaria com o Messias Yeshua, ou Jesus como você preferir. O fato é que a dinastia de Davi deu continuidade com Salomão, e não com Natã, Natã não fazia desse plano. É por isso que o Messias, segundo o que aparentemente as escrituras nos mostram, deveria vir de David-Salomão. Shalom.

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  5. Essa é de longe a melhor resposta que já encontrei sobre esse tema. Sempre achei forçado colocar José como genro de Eli. A sua explicação fez muito sentido pra mim. Deus abençoe.

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