quinta-feira, 20 de março de 2014

Analisando Isaías 7:14


[...]Eis que uma jovem conceberá[...]



 Eis uma vasta discussão: Isaías 7:14... Temos várias discordâncias com esse verso aos longos dos séculos. Alguns dizem que o verso fala de Ezequias um dos mais justos reis de Judá, outros dizem que fala do filho de Isaías com a profetiza, e outros dizem que fala do Messias. Iremos analisar esse contexto de Isaías 7:14 para vermos se fala realmente de Yeshua, e assim confirmarmos plena veracidade em sua genealogia.


                                                                     Seria Ezequias o Emanuel?
                                              
 Pois bem, o personagem mais aceito pelas pessoas que não creem em Yeshua como o Messias é Ezequias. Analisaremos rapidamente, se ele é um bom candidato, que cumpriu o contexto de Isaías 7:14;

 Começaremos analisando o começo da profecia:

(3)  Então disse o Senhor a Isaías: "Agora vá em direção a Acaz, tu e Shear-Yashuv seu filho, para a beira do aqueduto da piscina superior, na estrada do campo do lavador. (4)  E você deve dizer a ele: "Sinta-se seguro e acalme-se, não tenha medo, e deixe o seu coração não se cansar por causa destes dois tocos de tições de fumar, por causa da raiva furiosa de Rezim e Aram e do filho de Remalias. (5) Desde Aram planejado mal a você, Efraim e o filho de Remalias, dizendo: (6) Vamos invadir o reino de Judá; vamos rasgá-lo e dividi-lo entre nós, e fazer o filho de Tabeel reinar sobre ele (7) Então disse o Senhor Elohim, "não se terá sucesso, nem deve vir a passar. (8) Pois a cabeça da Síria é Damasco, e o cabeça de Damasco é Rezim, e em outros 65 anos, Efraim será quebrado, não mais será um povo. (9) Entretanto a cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias, se você não acredita, é porque você não pode ser acreditado". (10) “E o Senhor continuou a falar com Acaz, dizendo: (11) "Pede para si mesmo um sinal do Senhor, teu Elohim, pede-o ou nas profundezas, ou em cima nas alturas." (12)  Acaz disse: "Eu não vou pedir, e eu não vou testar o Senhor." (13) E ele disse: "Ouça agora, ó casa de Davi, é pouco para vocês cansarem homens? Que vocês cansam meu Elohim também?”

 Vemos que a partir do verso 10 começa o “contexto profético” de Isaías 7:14. O Eterno diz para Acaz pedir um sinal, porém Acaz rejeita o pedido de Elohim e não pede um sinal. E Isaías diz, (não somente para Acaz, mas para toda a casa de Davi): "Ouça agora, ó casa de Davi...” como vemos também no núcleo da profecia Isaías 7:14:

“Portanto, o Senhor, vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá, e dará a luz à um filho, a quem porás o nome de Emanuel.”

 A Análise de Ezequias como o profetizado não depende necessariamente que a mulher seja uma virgem, pois, podemos ver pelo contexto que o sinal ainda seria dado para a casa de Davi, e “infelizmente” Ezequia já era nascido quando Isaías proferiu essa profecia, veja: Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do Senhor seu Elohim, como Davi, seu pai.” (2 Reis 16:2; 2 Cr 28:1) (Acaz começou a reinar com vinte anos e reinou dezesseis anos.) (Obs: Alguns manuscritos da peshita siríaca e da LXX grega em (2 Cr 28:1) está escrito que Acaz começou a reinar com vinte e cinco anos.)
 E Ezequias seu filho (de Acaz) tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar: “Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.” O que isso quer dizer? –Se Acaz começou a reinar com vinte anos e reinou por dezesseis anos, quer dizer que Acaz parou de reinar quando tinha 36 anos, e Ezequias seu filho começou a reinar em seu lugar com vinte e cinco anos, concluímos então que Acaz tinha 11 anos quando teve Ezequias. (Obs: Se formos analisar de acordo com os manuscritos encontrados da peshita siríaca e da septuaginta grega, Acaz teria 16 anos quando seu filho Ezequias nasceu).

 Tendo em mente que Isaías proferia essa profecia à Acaz quando ele reinava (Is 7:1), Ezequias já havia nascido, e tinha no mínimo nove anos. Ou seja, não há a mínima possibilidade de que tenha sido Ezequias o Emanuel de Isaías 7:14! Pois o sinal ainda iria acontecer e a jovem ainda iria conceber, como é dito: e ela dará à luz um filho, referindo-se ao futuro e com a mínima possibilidade ao passado.


O Emanuel era Maer-Salal-Hás-Baz?

 Outras pessoas vendo que o argumente de que o Emanuel seria Ezequias foi desmascarado, já dizem que o Emanuel de Isaías 7:14 é Maer-Salal-Hás-Bas, o da profetiza, tudo para desqualificar Yeshua como o Messias, e assim cometendo um grande erro para as suas próprias vidas e para a vida dos que os ouvem. Então, prossigamos; Isaías 8:

(1) E o Senhor disse-me: "Toma para ti um grande rolo, e escreve nele em escrita comum, para apressar a pilhagem, acelerar os despojos. (2) E me faça testemunhas fiéis, Urias, e Zacarias, filho de Baraquias. (3) Então me aproximei da profetiza e ela concebeu e deu à luz um filho, e o Senhor disse-me: "Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Hás-Baz. (4)  Pois, quando o rapaz ainda não saber chamar, "Pai" e "mãe", as riquezas de Damasco e os despojos de Samaria será levado diante do rei da Assíria."

 Aqui o Eterno diz para Isaías dar um sinal para que o povo saiba que Israel e a Síria seriam desolados (Is 8:5-8), esse sinal é o nome que Isaías escreve em um grande rolo e coloca no filho da profetiza “Maer-Salal-Hás-Baz” (que significa: “Apressar a pilhagem, acelerar os despojos”).  Isso tem alguma relação com Isaías 7? – Sim, pois em Isaías 7:16 diz:

 “Pois, quando o rapaz ainda não souber rejeitar o mal e escolher o bem, a terra dos dois reis que você teme, deve ser abandonada."

 Veja que há uma relação, isso não quer dizer que Maer-Salal-Hás-Baz seja o Emanuel de Isaías 7:14. Vejamos o porque: Em Isaías 7:16 diz que antes que o rapaz (Emanuel) souber rejeitar o mal e escolher o bem, a terra (de Israel e Síria) dos dois reis seriam abandonadas. Esse rapaz que rejeitará o mal e escolherá o bem não é Maer-Salal-Has-Baz, Maer-Salal-Has-Baz é apenas o sinal da desolação da terra dos dois reis que oprimia Judá, damasco e Samaria. E em Isaías 8:4 diz que quando o rapaz (Maer-Salal-Hás-Baz) ainda não saber chamar “pai e mãe”, as riquezas de Damasco e os despojos de Samaria seriam levados diante do rei da Assíria. Ou seja, são profecias diferentes, porém relacionadas uma à outra. A profecia de Isaías 8:4 diz respeito apenas a desolação da Síria e de Israel, e usou como sinal desta profecia o menino (Maer-Salal-Hás-Baz). E não só Maer-Salal-Has-Baz era um sinal para o povo de Israel, mas Isaías diz que ele e seus filhos eram como sinais para Israel. Isaías 8:18: “Eis que eu e os filhos que o Senhor me deu como sinais e símbolos em Israel, da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião.” Veja que aqui Isaías além de incluir seus filhos como sinais ele se inclui também. Diferentemente de Isaías 7:14, que diz que o sinal seria a respeito do nascimento do Menino, e não várias pessoas (Isaías 7:14 fala a respeito do nascimento milagroso).


O Emanuel é o Messias (Yeshua)?

 Bom, creio que o leitor já sabe que defenderei esse ponde de vista, de que Yeshua é o Emanuel, então vamos lá;

 Isaías 7:14 diz: “Portanto, o Senhor, vos dará um sinal: eis que a virgem (ou jovem virgem) conceberá, e dará à luz um filho, a quem porás o nome de Emanuel.”

 Sabemos que a palavra usada no hebraico a qual se traduz normalmente como virgem é "al’mah", que significa (donzela e jovem). Ou seja, é praticamente impossível que Isaías tenha se referido a uma mulher um pouco velha, ou a uma mulher que já tenha tido um filho (ver Dt 22:13-21). Vemos algo interessante em Gn 24:43: Eis que eu estou em pé junto à fonte de água. Quando uma jovem (al’mah) sai para tirar a [água], vou dizer-lhe: 'Por favor, me dê um pouco de água para beber de seu cântaro.”

  Sabemos que essa al’mah foi Rebeca, olha o que diz no verso 16: Agora, a moça (Rebeca) era de aparência muito agradável, uma virgem (betulah) , e nenhum homem tinha sido íntimo com ela, e ela desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.” Esse é um exemplo que usei para ilustrar a relação sinônimas da palavra al’mah com uma jovem virgem (betulah), algo muito importante que temos que perceber é que o servo de Abraham tinha ido buscar uma mulher para Isaque, o servo de Abraham não iria levar uma mulher que não fosse virgem para Isaque, é óbvio, por isso ele diz: "Quando uma al'mah sair...", pois ele esperava por uma jovem e virgem

 Outro argumento que posso usar é que os Judeus ao traduzir a tanakh para o grego, antes do nascimento de Yeshua (entre o século 3 e 1 AEC) usaram a palavra “parthenos” que significa literalmente virgem para traduzirem al'mah de Isaías 7:14, então, será que os rabinos que traduziram esse verso para o grego não conheciam hebraico? A peshita tanakh usa a palavra betulah (literalmente virgem) em Isaías 7:14, portanto, o entendimento de que almah se refere unicamente a uma jovem virgem é antigo, e não uma estória criada pelo cristianismo como muitos dizem. 


 Os talmidim (discípulos) de Yeshua também entendiam essa passagem como se referindo a uma virgem (Mt 1:22-23). (Veja também "Genêsis 3:15 - A semente da mulher e a semente da serpente.")


 Creio que já ficou muito claro essa questão da palavra almah. Então vamos entender Isaías 7:14 como uma jovem que nunca teve relações sexual, ou seja, uma virgem.

 Vemos que a palavra “ot” – “sinal” é muito significativa, ela é usada para se referir como uma aliança entre Elohim e seu povo, e para se referir a algo fora do normal (um milagre)! Um exemplo de “ot” – sinal, se referindo a uma aliança, é a circuncisão:

Gênesis 17:

10 Esta é a minha aliança, que você deve observar entre mim e entre você e entre a tua descendência depois de vós, para que todo o homem entre vós será circuncidado. 11 E você deve circuncidar a carne de seu prepúcio, e será como o sinal (ot) de uma aliança entre mim e vós.

Um exemplo para se referir a um milagre vemos em:

Êxodo 4:

1 Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu. (2) Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara. (3) Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. (4) Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou (5) para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. (6) Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve. (7) Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.) (8) E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal (ot), crerão ao segundo sinal.

 Veja que se trata de algo miraculoso - de um milagre ou de uma aliança. (No caso de Yeshua os dois). Com isso temos mais uma base para poder confirmar que Isaías está falando realmente de um nascimento virginal, pois um nascimento normal acontece todos os dias (não que isso não seja uma milagre, mas é que já estamos acostumados), e não é algo para se dizer: “Olha, esse nascimento... isso é um sinal de Elohim...”

 Agora, vejamos a palavra Emanuel (Immanu’el) que quer dizer: “Com nós é Elohim, ou, Elohim conosco”. E o que isso quer dizer? Quer dizer que esse menino que nascerá terá uma presença divina tão grande, uma obediência tão excelente, que traria a presença do Eterno para abitar com seu povo. Vemos isso em profecias claramente messiânicas:

Zacarías 8:
20 Assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda sucederá que virão povos, e os habitantes de muitas cidades; (21) e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor, e buscar o Senhor dos exércitos; eu também irei. (22) Assim virão muitos povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor dos exércitos, e suplicar a bênção do Senhor. (23) Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco.”

 Essa profecia é muito profunda e fascinante, veja, Elohim diz que muitos irão buscar Elohim em Jerusalém e dez homens de todas as nações e de todas as línguas, segurarão na orla (tsitsit) de um judeus. Quem são esses dez homens? –São simplesmente as 10 tribos pedidas da casa de Yisrael, que foram dispersas entre todos os povos em Ez 2:3 O povo de Israel são chamadas de "goym - nações" pois estavam desviadas da torá de Elohim assim como as nações.

 E quem é esse Judeu que essas dez tribos seguirão? –Sim, é o Mestre Yeshua, o Messias de Yisrael! E o que as dez tribos dirão? –“Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco”, veja. (Emanuel quer dizer, “Elohim conosco”) referindo-se ao lugar que Emanuel se revelaria e quem ele seria; em Judá e um judeu. E nós que estamos dispersos entre as nações diremos (Elohim está convosco), em todo esse tempo, principalmente hoje em dia, vemos milhares de pessoas que seguram na orla de Yeshua, e dizem: “Eu sigo o Messias judeu, e não o messias criado por Roma”. E também dizem: “Elohim está com o povo Judeu.”

 Como também diz em Isaías no verso 6 do capítulo 12: “Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião; porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.” No capítulo 11 de Isaías fala sobre o Messias (o rebento de Jessé) onde fala do caráter do Messias do retorno das tribos dispersas, e da restauração da terra, e no capítulo 12 continua a falar, fala como os servos de Elohim vão se sentir (leia Isaías cap 11 e 12), e no verso 6 que mostrei diz: “[...]Por que grande é o Santo de Yisrael no meio de ti.Porque o Messias, é aquele que traz a presença de Elohim. Ou seja, Emanuel está entre eles.

(Obs: o Rabi Yeshua deixou claro, qual é a missão dele: “[...] Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (Mt 15:24)).

 Nos versos 15 e 16 diz o seguinte: Creme e mel comerá quando ele souber rejeitar mal e escolher o bem, pois, quando o rapaz ainda não souber rejeitar o mal e escolher o bem, a terra dos dois reis que você teme, deve ser abandonada."

 Esses versos são muito interessantes, no verso 15 diz que quando o Emanuel souber rejeitar o mal e escolher o bem ele comerá “creme e mel”, ou seja, será "farto", será bem sucedido. Ora, sabemos que Yeshua mais do que ninguém soube rejeitar o mal e escolher o bem, foi perfeito, um cordeiro sem “mancha” alguma, como diz o escritor de Hebreus, capítulo 4 verso 15: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” E por tal obediência, o Rabi Yeshua “comeu creme e mel”, ou seja, foi bem sucedido e Elohim o fez triunfar.

 O verso 15 é tem uma ligação inegável com Isaías 53, que chega a ser “inacreditável”. Os dois pontos do verso 15 de Isaías 7 são: Ele será “farto”, bem sucedido, pois diz “creme e mel comerá” e ele será provado, para que possa 'triunfar', porque diz: “quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem”, ou seja, o Emanuel será provado, e se conseguir rejeitar o mal e escolher o bem será bem sucedido, será "farto"! Vejamos:

Isaías 53: 4 Na verdade, ele levou as nossas enfermidades, e as nossas dores ele carregou, ainda que ele representou como atormentado, ferido por Deus e oprimido.”
Isaías 53: 7 Ele foi oprimido e ele foi afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro ao matadouro, ele foi levado, e como uma ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.”
Isaías 53: 9 E deram-lhe a sua sepultura para os ímpios, e com o rico com seus tipos de morte, porque nunca cometeu nenhuma iniquidade, e não houve engano na sua boca.” (assim como é dito: “quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem” Is 7:15)

Isaías 53: 10 E o Senhor quis esmagá-lo, Ele o fez mal, se sua alma se faz a restituição (na septuaginta diz “oferta pelo pecado”), ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e o propósito de Elohim prosperará na sua mão. (aqui vemos claramente o Eterno provando-o, e ele (o Mashiach – Emanuel) sendo “farto” e bem sucedido.)

 Isaías 53: 12 Portanto, vou colocar-lhe uma porção em público, e com o forte ele deve repartir o despojo, porquanto derramou a sua alma até a morte, e com os transgressores foi contado, e ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu para o transgressores.” (vemos aqui novamente o Mashiach sendo bem sucedido como é dito “creme e mel comerá quando souber rejeitar o mal e escolher o bem” Is 7:15)

 E como já citado acima e do conhecimento de todos, Yeshua conseguiu excelentemente rejeitar o mal e escolher o bem!

 E que quando o “Emanuel” ainda não souber rejeitar o mal e escolher o bem, a terra de Yisrael e da Síria, seriam abandonadas. Isso se cumpriu perfeitamente no Messias Yeshua, pois ele ainda não havia nascido na terra, então, se ele não havia nascido ele não sabia rejeitar o mal e escolher o bem. Parafraseando em minha visão ficaria assim o verso 16 de Isaías 7: “Antes dessa criança vir ao mundo para ser provada, a terra dos dois reis que você teme, deve ser abandonada."


Conclusão

 Bom, espero ter conseguido meu objetivo, que é explicar de uma maneira simples e curta. E que os filhos de Israel, os que buscam à Elohim possam entender. Que toda a shalom do Eterno seja com todos!



Fontes: takah (bíblia hebraica), Interlinear Scripture Analyzer, Strong, Bíblias Almeida Revisada e Nova tradução internacional.

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