Certa vez Yeshua em uma conversa com um dos principais em Israel chamado Nicodemos disse:
"E como Moisés elevou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado. [Para] que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:14-15)
Yeshua disse isso usando e mostrando uma das formas válidas de interpretar as escrituras, que é por analogia, Ele se comparou à serpente de bronze que foi levantada no deserto pois ele seria levantado numa estaca/cruz, como a serpente foi levantada por Moisés num haste, tornando assim o acontecimento com a serpente no deserto um paralelo à sua crucificação.
O acontecimento da serpente de bronze se passa no livro de Bamidbar (Números) 21:5-9 na parashá Chucát, onde o povo de Israel por mais uma vez começa a murmurar à Moisés e ao Eterno por não haver pão nem água, e, diziam eles, que seria melhor se estivessem no Egito. Pelas várias murmurações e pela falta de fé do povo, o Eterno envia várias "nachashim serafim" (serpentes abrasadoras) as quais começam à morder e a matar vários do povo. Depois de ver a consequência de sua rebeldia o povo roga à Moisés:
"[...] Pecamos porquanto falamos contra o Eterno e contra ti; ora ao Eterno para que tire de sobre nós a serpente. E orou Moisés pelo povo." (Nm 21:7) Ao Moisés orar pelo povo o Eterno diz: "Faze para ti uma serpente abrasadora e põe-na sobre uma haste; e acontecerá que todo aquele que for mordido, olhando para ela viverá." (Nm 21:8) Essa serpente pendurada numa haste acabou sendo um instrumento de salvação para o povo, pois é dito: "E fez Moisés uma serpente de cobre e a pôs sobre a haste; e eis que, se por acaso a serpente mordia a alguém, esta olhava para a nachash (serpente) de cobre e vivia."
Ou seja, o veneno mortífero abrasador que dantes matava as pessoas, agora não fazia efeito algum àqueles que olhavam para a serpente pendurada. Toda essa história tem uma grande semelhança com o propósito da primeira vinda do Mashiach como o "servo sofredor", o qual veio para levar sobre si nossas transgressões. Não bastando isso, as palavras "serpente" e "Messias", apesar de serem opostas em um sentido, noutro tem uma grande semelhança no hebraico, sabendo pois de antemão que o hebraico, assim como o grego, latim e outros idiomas tem em cada uma de suas letras uma quantidade numérica, sendo assim, uma palavra pode ser entendida como uma soma de números. Como por exemplo a palavra nachash e a palavra Mashiach:
A palavra nachash (נחש) é composta pelas letras "num, chet e shim", a letra 'num' tem o valor de 50, a letra 'chet' o valor de 8 e por final a letra 'shim' equivale a 300. Somando 50+8+300 temos o valor final de 358. Assim como a palavra Mashiach (משיח), que em hebraico é composta pelas letras "mem, shim, yod e chet", sendo a letra 'mem' o valor de 40, 'shim' com o valor de 300, 'yod' equivalendo a 10 e 'chet' a 8. Somando 40+300+10+8 temos a palavra equivalendo a 358 assim como a palavra Nachach (serpente). Somando 358, 3+5+8 temos 16, somando 1+6 temos 7 o número da plenitude.
Se já não bastasse toda essa "coincidência" a serpente que foi usada pelo Eterno seria usada como um ídolo pelo povo de Judá corrompido, como é dito:
"Ele (Ezequias) tirou os altares, quebrou as estátuas, cortou a Asherá e triturou a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até aquele dia os filhos de Israel queimavam incenso e lhe chamavam de Nehushtan." (2 Reis 18:4)
A Serpente de bronze acabou sendo usada como um objeto de adoração por parte do povo corrompido de Israel, assim como do século IV em diante, com o cristianismo se unindo ao império romano, os cristãos que já haviam apostatado da fé verdadeira passou a fazer imagens de "santos" e se prostrar à elas, assim como fizeram/fazem imagens de Jesus pendurado numa cruz e adoraram-na/adoram, desta maneira, mudaram o propósito e o nome de Yeshua assim como fizeram com a serpente de bronze; o surgimento de uma religião que tomaria o Mashiach para si e mudaria seu propósito já estava revelado na Torá!
Com isso fica mais claro o dito de Yeshua à Nicodemos de que "Como Moisés elevou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem (o Mashiach) seja levantado."
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