O conceito Hebreu de “Palavra”, “logos”.
Shalom. Neste
estudo onde irá abrir um entendimento maior do Eterno Há’Kadosh em nossa mente,
abordarei algo que venho estudando a algum tempo: O que será que Yochanan
(João) quis dizer ao escrever o primeiro capítulo de seu evangelho? Será que
“Palavra” é um conceito judaico que circulava no tempo em que ele escreveu o
evangelho, ou é simplesmente um conceito filosófico grego? Tentarei demonstrar
um pouco sobre o conceito que estava na cabeça de Yochanan ao escrever o
evangelho;
“Como o Shekinah (comp 21. Targ. Num. XXIII.), A Memra
(Palavra) é, portanto, a manifestação de Deus.” (Jewish encyclopedia – Memra)
Depois desta afirmação, o Jewish encyclopedia
cita um verso de Deut 4 do targum Yerushalayim, o qual diz: “Mas o costume de
(outros) países é levar os seus deuses, sobre os ombros, para que eles pareçam
estar perto daqueles; mas eles não podem ouvir com os ouvidos, (sejam eles perto
ou) sejam eles de longe; mas a Palavra do Senhor
se assenta em seu trono alto e exaltado, e ouve a nossa oração, que [é] o tempo
que oramos diante Dele e fazemos nossas petições.”.
A palavra "Memra" (Palavra) era usada na
literatura israelita muitas vezes para substituir o nome do Eterno: "A Palavra’, no sentido da palavra ou
expressão de Deus manifestando Seu poder no mundo da matéria ou da mente
criativa ou diretiva; um termo
utilizado especialmente no Targum como um substituto para o "Senhor
(Tetragrama)", quando uma expressão antropomórfica deve ser evitada.” (Jewish encyclopedia – Memra).
Os targumim são traduções do Tanakh (“AT”)
parafraseadas, esse tipo de tradução é usado desde a época do segundo templo
até o início da idade média. O targum Onkelos é datado entre 30-120 AEC. A
datação do targum Pseudo-Jonathan (ou targum Yerushalmi) não tem um consenso
entre os estudiosos. (Wikipédia – Targum Pseudo-Jonathan)
O targum surgiu principalmente para facilitar
o entendimento das pessoas que não conheciam o hebraico bíblico. Quando lesse o
texto do tanakh em hebraico nas sinagogas, repetia-se novamente o texto do
Targum em aramaico, para que as pessoas que não falavam o hebraico entendessem
e participassem melhor do serviço. Certamente Yochanan e os apóstolos conheciam
os conceitos que tinham nos targumim, pois o próprio targum Onkelos veio a
existir em seus tempos.
Aqui estão alguns exemplos
de como os targumim usam o conceito de “Memra – Palavra”, que foi usado por
Yochanan.
Em Bereshit (Gênesis) 1:27 no texto hebraico
está:
“E criou
Elohim o homem à sua imagem, à imagem de Elohim o criou; macho e fêmea os
criou.”
O mesmo verso é dito da seguinte forma no targum Yerushalayim:
“E a
Palavra do Senhor criou o homem à Sua semelhança, à semelhança da presença
do Senhor, Ele o criou, macho e sua jugo-companheira Ele os criou.”
É dito no texto hebraico em
Bereshit (Gênesis) 3:8:
“E ouviram a voz de YHWH Elohim que passeava no jardim, na
direção do dia, e esconderam-se o homem e sua mulher da presença de YHWH Elohim
dentro da árvore do jardim.”
É parafraseado no targum Pseudo-Jonathan e no targum Onkelos da mesma forma:
“E ouviram a voz da Palavra do Senhor Deus que passeava no jardim no repouso
do dia. E Adão e sua mulher esconderam-se da presença do Senhor Deus entre
as árvores do jardim.”
O texto
hebraico de Gênesis 19:24 diz:
“Então YHWH fez cair enxofre e fogo sobre Sodoma e
Gomorra da parte de YHWH, desde os céus.”
Gn 19:24, targum Yerushalayim consta:
“E a Palavra do Senhor fez descer sobre o
povo de Sodoma e Gomorra uma chuva de favor, para que eles possam trabalhar o
arrependimento de suas más obras. Mas
quando viram as chuvas de favor, eles disseram: ‘Então, nossos obras más não se
manifestam diante dEle.’ Ele
virou (então), e causou a descer sobre eles betume e fogo de diante do Senhor dos céus.”
No texto hebraico o narrador está falando do
Eterno em primeira e terceira pessoa no mesmo verso, isso nos dá a entender em
um nível totalmente literal de interpretação, que são dois “Senhor”. O targum
Yerushalayim parafraseia o verso (como já mostrado acima) assim: “A Palavra do Senhor fez
descer sobre o povo de Sodoma e Gomorra uma chuva de favor [...] Ele então
causou a descer betume e fogo diante do Senhor dos céus.”
O targum substitui o
Tetragrama (comumente traduzido como Senhor ou Eterno) por “Palavra do Senhor”
(Palavra de YHWH), e diz que a Palavra do Senhor mandou betume e fogo de diante
do Senhor. O que isso quer dizer? Que diferença fazia para o Targumista, a “Palavra
do Senhor, enviar fogo de diante do Senhor”, ao invés de “O Senhor (YHWH)
enviar fogo de diante do Senhor (YHWH)”?... Pensemos nisso seguindo o estudo.
Agora, será que somente os targumim trazem
esse conceito da “Palavra [do] Senhor”? Não. Na Tanakh hebraica (‘AT’) existem
algumas passagens que nos dão uma visão bastante interessante a respeito da
Palavra do Senhor, por exemplo;
Em Bereshit 15:1-4 é narrado a seguinte cena:
(1) “Depois destas coisas manifestou-se a palavra do
Eterno a Abrão, na visão, dizendo: ‘Não temas, Abrão, Eu te amparo, teu prêmio
é muito grande.’ (2) E
disse Abrão: YHWH Elohim! Que darás a mim?’ [...] (4) E eis que foi a Palavra de YHWH a ele, dizendo: ‘Este não vai te herdar, senão o que sairá de tuas
entranhas te herdará’.”
Alguns
poderiam dizer que a Palavra de YHWH (Senhor) aqui, é simplesmente o ato de
Elohim dizer. Porém no verso 1 é dito: “Depois destas coisas manifestou-se a palavra do Eterno a Abrão, na
visão, dizendo [...]” E no verso 4: “E eis que foi a Palavra do Eterno a
ele, dizendo [...]” Não diz que YHWH disse, diz que a Palavra deYHWH foi a Abrão e disse (quando é dada uma profecia comumente é usada essa
expressão, como, por exemplo em Ez 13;1; 17:1; 20:45; 21:1,8,18, etc...) ! Ou
seja, aparentemente A Palavra do Senhor aqui é narrada como um ser pessoal. No
verso 2 Abrão diz para a Palavra do Eterno: “YHWH Elohim!”
É dito em Shemot (Êxodo) 19:7-9 no texto
hebraico:
“E Moisés veio e chamou os
anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras que o Eterno lhe ordenara. E todo o povo respondeu
juntamente, dizendo: Tudo o que o Eterno
falou, faremos! E Moisés levou as palavras do povo ao Eterno. E o Eterno disse a Moisés: “Eis que eu
venho a ti, na espessura da nuvem, para que o povo ouça enquanto Eu falo
contigo, e também em ti crerão para sempre.” E Moisés Anunciou as palavra do
povo ao Eterno...”
Esses versos são parafraseados da seguinte
forma no targum de Jerusalém:
“E Moisés veio e chamou os sábios de Israel e pôs em
ordem diante deles todas estas palavras
que a Palavra do Senhor lhe tinha ordenado. E todo o povo respondeu na plenitude
de seu coração, e disse: Tudo o que a
Palavra do Senhor tem falado, faremos. E
Moisés retornou as palavras do povo em oração diante do Senhor. E a
Palavra do Senhor disse a Moisés: Eis que a minha palavra será revelada a ti na espessura da nuvem, que o
povo ouça, quando eu falar contigo, e também pode acreditar para sempre nas
palavras da profecia, meu servo Moisés. E
Moisés entregou as palavras do povo em oração diante do Senhor.”
Em Shemot (Êxodo) 19:17 no
texto hebraico é dito:
“E Moisés fez o povo sair do acampamento ao encontro de
Elohim, e estiveram ao pé do monte.”
No targum Onkelos essa parte é parafraseada da
seguinte maneira:
“E Moisés levou o povo fora do arraial, ao encontro da Palavra do Senhor;”
Então, o que deu para perceber até aqui, é que
o targum substitui “O Senhor” (ou, Eterno) – [o tetragrama], por “Palavra do
Senhor” (Memra YHWH). E a Palavra do Senhor usada no tanakh hebraico, e no
conceito targúmico é o próprio Eterno (YHWH) porém é vista como um ser
diferente do Eterno. Não entendeu? Então segue o estudo;
Malach YHWH, o mensageiro de YHWH.
Existe algo no tanakh [relacionado com a
“Palavra”], principalmente na Torá (o Pentateuco) que eu vinha tentando
entender com a ajuda de Elohim a um bom tempo. E quando eu entendi isso, várias
respostas para vários detalhes da bíblia me foram dadas, e é desse assunto que
vou explanar agora:
“Disse-me (disse para Jacó) um anjo de Elohim no sonho: “Jacó.” E disse:
Eis-me. (12) E disse: Alça, rogo, teus olhos, e vê que todos os bodes que
cobrem o rebanho são listrados, pintados e malhados, pois tenho visto tudo o
que Labão fez a ti. Eu sou o Elohim de Bet-El, onde Me erigiste
ali um monumento, onde me fizeste uma promessa. Agora levanta, sai desta
terra, e volta à terra de teu nascer.” (Gn 31:11-13)
Reparem em algo que não podemos deixar de lado
se quisermos entender melhor esse tema; O anjo de Elohim diz: “Anochy ha’EL beit-EL.” que em
português é “Eu Sou o D’us (EL) de
Bet-El (Betel)...” Isso pode
parecer algo simples se vermos esse verso isoladamente, pois elohim também pode
significar anjos. Porém se pegamos a referência dada pelo “Anjo de Elohim”
vemos o seguinte:
“E sonhou [Jacó], e eis que uma escada estava apoiada na terra, e seu
topo chegava aos céus, e eis que anjos de Elohim subiam e desciam por ela. E eis que YHWH estava sobre ela, e dizia:
Eu sou YHWH, Elohai de Abraham, teu pai, e Elohai de Issac; [...] Despertou
Jacó de seu sono e disse: Certamente YHWH está neste lugar, e eu não sabia. E
temeu e disse: Quão espantoso é este lugar! Este não é outro que a casa de
Elohim, e esta é a porta dos Céus. E madrugou Jacó, pela manhã, e tomou a pedra que pôs à sua cabeceira, e
a pôs como monumento, e derramou azeite sobre seu topo. E chamou o nome daquele lugar Beit-EL,
porém havia sido Luz o nome da cidade, no princípio.” (Gn 28:12-19)
Veja, o EL (D’us) de Beit-EL, se identifica
como YHWH, o qual estava sobre a escada. O D’us de Beit EL, o qual o anjo de
Elohim se identifica diz: “Eu sou YHWH,
Elohai (D’us) de Abraham, teu pai, e Elohai de Issac.” Se o anjo de Elohim
diz ser o EL de beit-EL, ele está se identificando como o Elohai de Abraham, e
Elohai de Issac.
A respeito disso, curiosamente, Elohim diz:
“E disse Elohim a Jacó: “Levanta-te,
sobe a Beit-EL, e fica ali, e faz ali um
altar ao EL (D’us) que te apareceu, quando fugiste de diante de Esaú, teu irmão.” (Gn 35:1)
Como já vimos o anjo de Elohim disse que Ele é
o EL de Beit-El. E nesse verso citado agora (Gn 35:1), curiosamente Elohim diz
para Jacó levantar um altar ao EL que havia aparecido a Jacó em Bei-EL, dando
impressão que fala de outro, e não dEle mesmo. O Eterno não poderia falar para
alguém fazer um altar para outro ‘deus’, então, concluindo, Elohim fala dEle
mesmo, pois é dito: “Porventura há outro Eloah além de Mim?
Não! Não há outra rocha. Nenhuma
outra conheço nem conhecereis.”
(Isaías 44:8) - [ver Isaías 42:8 e 48:11)
Também é dito em [Gn 32:25-31 nº da bíblia
hebraica, nas versões cristãs Gn 32:24-30]:
“E ficou Jacó só, e lutou um
homem com ele, até levantar-se a aurora. E viu que não podia com ele, e
tocou-lhe na juntura de sua coxa, e desconjuntou-se a juntura da coxa de Jacó
em sua luta com ele. E disse: Envia-me, que vem rompendo a aurora. E disse: Não
te deixarei ir, salvo se me abençoares. E disse-lhe: Qual é teu nome? E disse:
Jacó. E disse: Não, Jacó não será mais teu nome, senão Israel, pois lutaste com
Elohim e com homens e venceste. E perguntou Jacó, e disse: Dize-me, Rogo, teu
nome. E ele respondeu: Por que é que
perguntas meu nome? E ali o abençoou. E
chamou Jacó o nome do lugar, Peni’el (rosto de D’us) porque vi D’us face a face
e foi salva minha alma.”
Prestem atenção neste texto, pois é muito
importante quando não lido com dogmas pré-concebidos, e quando lido com a mente
que os apóstolos nos dão! Olhem; primeiramente o narrador diz que Jacó lutou
com um homem, depois esse “homem” muda o nome de Jacó, assim como o Eterno muda
o nome de Abrão, para Abraão e de Sarai, para Sarah. E assim Yeshua muda, ou
“acrescenta” à Shimon (Simão) o nome “Kefa” (Pedro). Depois Jacó pergunta o
nome deste “homem”, e o “homem” responde com outra pergunta “por que é que
perguntas meu nome?” Por que o “homem” perguntou isso a Jacó? Ele disse isso
como uma resposta, assim eu parafraseio: “Porque você pergunta meu nome Jacó?
Você me conhece, Eu Sou Aquele que fala contigo, Sou Aquele que aparece em seus
sonhos.”
E se continuamos analisando, Jacó entendeu
quem o “homem” era com a pergunta/resposta que ele [o “homem”] fez, pois é dito:
“E chamou Jacó o nome do lugar, Peni’el (rosto de D’us); porque vi D’us face a
face e foi salva minha alma.”
Será que Jacó falava aqui de um simples anjo? Certamente
não. E mais um motivo para Jacó ter dito que viu Elohim face a face é que,
certamente Jacó havia ouvido a experiência que seu avô Abraham teve com YHWH em
Eloné Mamré (ver Gn 18:1-33), ao qual YHWH aparece como homem, com dois anjos.
[a respeito de: “[...] vi D’us face a face...” ver, Mt 11:27; João 1:18;
14:7-9]
(1) “E apareceu-lhe
YHWH junto a Eloné [Planícies de] Mamré, e (Abraham) estava sentado à porta
da tenda, quando esquentava o dia. (2) E alçou seus olhos e olhou,
e eis que três homens estavam parados perto dele; e viu, e correu ao eu
encontro desde a porta da tenda e prostrou-se em terra, (3) e disse: Meu Senhor, se tenho achado graça em teus olhos, rogo-te que
não passes de teu servo. [Do verso 4 ao 12 é preparado
comida para os três “homens”, e eles comem (verso 8). E o Eterno diz que Sara
terá um filho.] (13) E
disse YHWH a Abraham: “Por que
se riu Sara dizendo: [...] (16) E levantaram-se dali os homens e olharam
para Sodoma; e Abraham ia com eles para acompanhá-los”. E YHWH disse: “Esconderei de Abraham o que farei”? [...] (20) E disse YHWH: “O clamor de Sodoma e Gomorra aumentou, e seu pecado se
agravou muito”. (21) Descerei pois, e verei que, se fizeram como
o clamor (da cidade) que vem a Mim, darei fim nele e senão, o saberei.” (22) E se voltaram dali os homens, e foram a Sodoma, e Abraham ainda estava diante de YHWH. [...] (33) E foi-se o YHWH, logo que acabou de falar a Abraham, e
Abraham voltou a seu lugar.” (Gn
18:33)
Favor analisar todos os versos do
capítulo.
Esse capítulo é muito
interessante, é fantástico! Primeiro começa dizendo: “Vaiyera elayv YHWH” –
“Apareceu-lhe YHWH”... O óbvio nesta passagem é que existe alguém que é
identificado claramente como YHWH pelo narrador. E outra questão não menos
óbvia é que existem três seres na forma humana, incluindo o que é chamado de
YHWH;
“E disse YHWH: “[...] Descerei
pois...” (Gn 18:20-21) YHWH disse que Ele iria descer, e dito isso, saem dois
“homens” e vão para Sodoma”. Por que dois? Porque Abraham ainda estava diante
de YHWH (verso 22). E também é dito em (Gn 19:1): “E vieram os dois malachim a
Sodoma, de tarde...” E não três, pois YHWH continuou com Abraham.
No profeta Zacarias capítulo 3
versos 1 e 2, vemos novamente o “anjo de YHWH” sendo identificado como o
próprio YHWH:
“Então Ele me mostrou o sumo-sacerdote Josué, que estava
de pé ante o anjo de YHWH, e o
Santan postava-se à sua direita para acusá-lo. E YHWH disse ao Santan: Que
YHWH te repreenda, ó Santan! Sim, que Aquele que escolheu Jerusalém te
repreenda! Não (percebes) que este homem é como uma brasa retirada do fogo?”
Quando é dito: “E YHWH disse ao Satan: Que YHWH te
repreenda...” Deve ser entendido que Esse YHWH que disse é o anjo de YHWH. Que
também é chamado de YHWH. Outra coisa que se deve notar também é a semelhança
desta passagem com a de (Gn 19:24):
“Então
YHWH fez cair enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra da parte do YHWH, desde os
céus.”
A qual também no targum
Yerushalayim está:
“E a Palavra do Senhor (YHWH) fez descer sobre o povo de Sodoma e
Gomorra uma chuva de favor, para que eles possam trabalhar o arrependimento de
suas más obras. Mas quando viram
as chuvas de favor, eles disseram: ‘Então, nossos obras más não se manifestam
diante dEle.’ Ele virou (então),
e causou a descer sobre eles betume e fogo de diante do Senhor (YHWH) dos céus.”
Então, o que deu para
entendermos até aqui? Sei que você que está lendo até aqui conectou várias
coisas que escrevi com passagens da Brit Chadashá (NT), algumas até que você
não conseguia entender bem. Eu não estou usando diretamente a Brit Chadasá
(NT), pois quero tentar mostrar que, o que os apóstolos escreveram e acreditavam
estava de pleno acordo com a Torá e com os conceitos que existiam naquela
época, pois eles não liam os evangelhos e a cartas de Shaul, de Yochanan e de
Shimon Kefa para formularem uma doutrina;
Sei que alguns devem estar se perguntando
também: “Mas como pode? Isso não é possível, pois o Eterno é um (echad).” Pois
bem, creio eu que em momento algum desse estudo eu esbocei minha opinião
pessoal, que, aliás, foi muito difícil de me conter; eu apenas coloquei algumas
análises, isso tudo que está escrito acima são fatos. E a respeito do Shemá,
agora sim podemos entender o sentido, e o porquê do Shemá. Pois, alguns podem
dizer: “Existem dois YHWH na torá, e um é o Elohim Todo-Poderoso, e o outro é um ser criado, porém também é chamado
de YHWH...”
Se alguém disser isso, estará violando o
Shemá, pois é dito:
“Shema Yisrael, YHWH Eloheinu, YWHW echad.” (Dt 6:4)
“Ouve Israel, YHWH nosso D’us, YHWH é um.”
Então como pode a Palavra do Senhor ser chamada de YHWH, e não ser o
próprio YHWH? E como pode o anjo do Senhor ser identificado como YHWH e não ser
o próprio YHWH se é dito: “YHWH nosso D’us, YHWH é um?” Acabamos de entender agora, o porque do Shemá, porque o Eterno enfatizar que ele é UM. Pois nossa dimensão não é capaz de captar perfeitamente Elohim, deste modo, quando olhamos para as manifestações de Elohim podemos dizer: "São vários Deuses." Porém é dito: "YHWH nosso D'us, YHWH é UM"
E assim Yochanan (João) e os apóstolos
entendiam quem era Yeshua:
[obs. os entre colchetes e entre parênteses
são para um entendimento mais claro do texto.]
“No princípio era a Palavra, e a Palavra [desde o princípio já] estava
com Eloha, e Eloha era a Palavra. Esta estava no princípio com Eloha, tudo
passou a ser (existir) pela sua mão; e sem ela não era uma coisa que foi feita.
Nela (na Palavra) estava a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz
resplandece nas trevas, e as trevas não a compreendeu (ou, ‘não pode
superá-la’). [...] (9) Porque [a Palavra] era a luz verdadeira,
que ilumina todo homem que vem ao mundo. [...] (14) E a
Palavra se fez carne, e habitou com nós; e vimos sua glória, glória como do
Unigênito que [vem] a partir do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1-14 peshita.)
Em meio a tudo isso, na época de Yeshua e dos
apóstolos, existia um Judeu helenista (que falava grego, assim como Estevão,
Filipe, etc.) chamado Filo, de Alexandria (20 A.C – 50 D.C).
E ele diz o
seguinte a respeito da Palavra:

“O que é o homem que foi criado? E como é que o homem parece que foi
feito à imagem de Deus? (#Ge 2,
7). Este homem foi criado como
perceptível aos sentidos, e à semelhança de um Ser sensível apenas pelo
intelecto; mas o que em relação a
sua forma é intelectual e imaterial, é a semelhança do modelo arquetípico
quanto à aparência, e ele é a forma do personagem principal; esta é a Palavra
de Deus, o primeiro princípio de todas as coisas, a espécie original ou a ideia
arquetípica, a primeira medida do universo.” (Perguntas e
Respostas sobre Gênesis, I – Filo de Alexandria).
Relembrando: “Como o
Shekinah (comp 21. Targ. Num. XXIII.), A Memra (Palavra) é, portanto, a
manifestação de Deus.” (Jewish encyclopedia – Memra).
Fontes: Bíblia hebraica, Torá - a lei de Moisés, The word, Interpretação alegórica III - Filo de Alexandria, Perguntas e Respostas sobre Gênesis I - Filo de Alexandria, targum Pseudo-Jonathan, targum Yerushalayim, targum Onkelos, Jewish encyclopedia.
Muito bom.
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