Existe um paraíso para onde as almas vão depois da morte do corpo?

Confesso
que antes nunca tinha parado para analisar seriamente esse
assunto, somente à alguns
meses eu vim analisá-lo
e consequentemente a entendê-lo.
Pois bem, com esse simples estudo gostaria de entender melhor algo
que sempre foi um pouco nebuloso em minha mente. Existe um lugar para
onde a alma (ou espírito) do ser humano vai após a morte? Se sim, podemos
encontrar referências bíblicas?
Bom, falando a verdade, não existem abundantes referência bíblicas sobre isso, principalmente no Tanakh (AT), eu particularmente acho que no Tanakh quem quiser, dá para fundamente mais uma visão de que não haja nenhum paraíso para onde as almas vão após a morte, do que o oposto. Esse estudo se trata de uma refutação à mim mesmo, pois sempre devemos provar àquilo que acreditamos, e ao tentar refutar o que eu acreditava, que a alma dormia sem noção alguma até o dia da ressurreição e que a mesma não pode subsistir quando o corpo carnal morre, assim não existindo um paraíso nos céus para onde a alma vai. Ao refutar essa crença, a mesma desmoronou como um castelo de areia.
Mas, quem pode confirmar que existe um paraíso, quem pode afirmar que as almas boas sobem aos céus após a morte, quem?
Como disse o rei Salomão: "Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o dos animais desce para a terra?" (Eclesiastes 3:21)
Assim como ninguém pode confirmar que realmente Deus existe se não o tiver conhecido e vislumbrado seu poder, assim também ninguém pode saber realmente se existe um paraíso se não o tiver visto, se não tiver uma experiência com isso. Então, e as pessoas que não tiveram e não terão a oportunidade de ter uma experiência dessa enquanto vivas, ou se não existir uma experiência dessa? (supondo que não existe um paraíso). Bom, tem algumas alternativas para essas pessoas, vou resumi-las em duas, as quais são:
1° Não acreditar nas pessoas que dizem que tiveram tal experiência e tentar fundamentar na bíblia (ou onde quer que seja) a não crença do paraíso e da existência da alma fora do corpo carnal.
Bom, falando a verdade, não existem abundantes referência bíblicas sobre isso, principalmente no Tanakh (AT), eu particularmente acho que no Tanakh quem quiser, dá para fundamente mais uma visão de que não haja nenhum paraíso para onde as almas vão após a morte, do que o oposto. Esse estudo se trata de uma refutação à mim mesmo, pois sempre devemos provar àquilo que acreditamos, e ao tentar refutar o que eu acreditava, que a alma dormia sem noção alguma até o dia da ressurreição e que a mesma não pode subsistir quando o corpo carnal morre, assim não existindo um paraíso nos céus para onde a alma vai. Ao refutar essa crença, a mesma desmoronou como um castelo de areia.
Mas, quem pode confirmar que existe um paraíso, quem pode afirmar que as almas boas sobem aos céus após a morte, quem?
Como disse o rei Salomão: "Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o dos animais desce para a terra?" (Eclesiastes 3:21)
Assim como ninguém pode confirmar que realmente Deus existe se não o tiver conhecido e vislumbrado seu poder, assim também ninguém pode saber realmente se existe um paraíso se não o tiver visto, se não tiver uma experiência com isso. Então, e as pessoas que não tiveram e não terão a oportunidade de ter uma experiência dessa enquanto vivas, ou se não existir uma experiência dessa? (supondo que não existe um paraíso). Bom, tem algumas alternativas para essas pessoas, vou resumi-las em duas, as quais são:
1° Não acreditar nas pessoas que dizem que tiveram tal experiência e tentar fundamentar na bíblia (ou onde quer que seja) a não crença do paraíso e da existência da alma fora do corpo carnal.
2º
Acreditar nas pessoas que relatam tais experiências e tentar
fundamentar na bíblia (ou onde quer que seja) a crença do paraíso e da existência da
alma/espírito além do corpo carnal.
Antes eu acreditava e considerava somente a 1ª alternativa, então, com esse estudo quero considerar a 2ª alternativa. Como considero a bíblia, tanto o tanakh (AT) quanto a Brith Chadasha (NT) como um livro que direciona minha fé, é ela que irei usar.
Antes eu acreditava e considerava somente a 1ª alternativa, então, com esse estudo quero considerar a 2ª alternativa. Como considero a bíblia, tanto o tanakh (AT) quanto a Brith Chadasha (NT) como um livro que direciona minha fé, é ela que irei usar.
O
texto chave
"Conheço
um homem no Messias que há catorze anos foi arrebatado até ao
terceiro céu. (se em corpo ou fora do corpo não sei, Deus sabe), e
sei que o tal homem (se em corpo ou fora do corpo não sei, Deus
sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inexprimíveis, as
quais não é lícito ao homem falar." (II
Coríntios 12:2-4)
"Conheço
um homem" - Ele mesmo (Shaul/Paulo) (veja o primeiro verso do capítulo 12).
"foi
arrebatado até ao terceiro céu" - "Arrebatado" quer dizer levado à força, tirado. O que era o terceiro céu para Shaul? Provavelmente o primeiro céu seria o nosso céu, onde ficam as nuvens e onde os pássaros voam, o segundo céu seria o "espaço" onde ficam as estrelas e o terceiro céu seria "O Céu" onde fica o "trono de Deus" e seus santos.
"se
em corpo ou fora do corpo não sei, Deus sabe" - "ou fora do corpo", por Shaul ter levantado essa possibilidade, certamente ele acreditava que seu espírito poderia sair de seu corpo para ter esse tipo de experiência. Yochanan (João) diz que fora arrebatado em espírito para ver o fim dos dias e escrever o livro de Revelações. (ver apc/rev 1:10) (obs: existem muitas e muitas pessoas que afirmam que já saíram de seu próprio corpo, seja em uma espécie de visão, ou em alguma experiência de morte clínica.)
“foi
arrebatado ao paraíso" - literalmente do grego e do aramaico/siríaco "paraíso". O ponto é saber o que Shaul considerava como "paraíso". Porque dos Judeus somente os Saduceus não acreditavam em almas, vida após a morte, paraíso ou ressurreição. Os fariseus que são os atuais "Judeus ortodoxos" grupo o qual Shaul fazia parte, acreditavam no paraíso, o qual eles chamavam de "Gan Eden":
"Gan Eden" (Paraíso) é reconhecido por Nahmanides como "Olam ha neshamot" ("o mundo das almas"), o qual as almas dos justos entram imediatamente após a morte." (Jewish encyclopidia/paradise.)
(Você pode ver algumas fontes judaicas a respeito do conceito de paraíso aqui: jewishencyclopedia/articles/paradise)
"Gan Eden" (Paraíso) é reconhecido por Nahmanides como "Olam ha neshamot" ("o mundo das almas"), o qual as almas dos justos entram imediatamente após a morte." (Jewish encyclopidia/paradise.)
(Você pode ver algumas fontes judaicas a respeito do conceito de paraíso aqui: jewishencyclopedia/articles/paradise)
Ou
seja, segundo Shaul ele foi ao paraíso. Logo se ele foi ao paraíso, o
paraíso existe. Portanto se o paraíso existe e é o lugar onde as almas do
justos vão após a morte, a alma/espírito não dorme até a ressurreição, subsiste fora do corpo carnal!
Acho que a questão decisiva agora é: Você acredita no testemunho de Shaul? Pois, como disse anteriormente, essa questão depende de ter uma experiência pessoal ou acreditar em alguém que diz ter tido essa experiência. Como Shaul me parece um homem confiável, eu acredito em seu relato, apesar de não ter sido dito com detalhes.
Não
foi somente Shaul que esteve no paraíso por um tempo, existem vários
relatos antigos e atuais de pessoa que dizem ter ido ao paraíso/céu.
É claro, que semelhante à tudo, existem os malandros que gostam de
mentir para conseguir seguidores e dinheiro, então, não acredite em
tudo, e não meça uma pessoa somente por suas supostas experiências
espirituais, como o próprio Shaul diz:
"[...]
Mas abstenho-me para que ninguém se preocupe com 'isso' (sua
experiência no paraíso) mais
do que em mim vê ou de mim ouve." (II
Coríntios 12:6)
Ou
seja, não é porque Shaul teve essa experiência que os coríntios
deveriam segui-lo cegamente, eles deveriam se atentar principalmente,
para seus atos e para aquilo que ele falava.
Fundamentando
a bíblia na bíblia.
Tendo
encontrado um relato de uma pessoa confiável da existência do
paraíso e de que a alma/espírito pode subsistir mesmo sem o corpo
carnal, analisaremos se a bíblia da aval a isso, apesar do relato já
ter sido retirado da própria bíblia.
Yeshua
disse: "E,
não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a
alma. Temei antes, aquele que pode destruir no Gehinom tanto a alma
como o corpo." (Mateus
10:28)
Se
ao morrermos, ou como sugere o verso, formos assassinados por alguém,
a nossa alma não morre, ao contrário do corpo, é óbvio que ela
continua viva, Yeshua faz uma clara distinção entre corpo e alma, deixando claro que a 'alma' pode se manter viva caso o corpo venha a morrer. A pergunta seguinte seria: se ela continua viva, para
onde ela vai? Ela vai ao céu/paraíso, como vimos
e veremos mais adiante! Somente Adonai pode destruir nossa alma, e
isso só ocorrerá com os ímpios no juízo final, na segunda morte,
no lugar onde o apóstolo Yochanan (João) chama de “Lago de fogo e
enxofre” (Gehinon). (ver apc/rev 20:10-15)
Yeshua
disse: “Em verdade te digo, hoje estarás
comigo no paraíso.” (Lucas 23:43)
Não!
A vírgula não é depois de “hoje”. Pois Yeshua nunca usou a
expressão: “Em verdade te digo hoje.”
Até porque seria uma redundância, se eu te digo, é claro que é
hoje, no momento em que te falo. Por que Yeshua teria que mudar sua forma de falar somente nesse
momento? Se a maneira “Em verdade te digo,
hoje estarás comigo no paraíso.” É totalmente
natural e viável? Percebem como o argumento de que a vírgula deve
ser depois de “hoje” é forçado somente para que se encaixe à
um sistema de crença? Não sejamos assim!
O
verso é autoexplicativo, Yeshua confirma que após a morte daquele
homem arrependido o mesmo iria ao paraíso. É óbvio que não em
corpo, pois ele morreria naquele mesmo dia, mas em espírito.
Yeshua
disse:
“Não se turbe o vosso coração, credes
em Deus, crede também em mim.
Na
casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vos
teria
dito, pois
vou
preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei
outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver
estejais vós também.”
(João
14:1-3)
Deixe-me
explicar o contexto: Yeshua, sabendo que Judas iria traí-lo e que
estava chegada a hora de sua morte, começou a dar alguns
ensinamentos aos seus discípulos, e em certo momento disse que para
onde ele iria os seus discípulos e os demais judeus não poderiam
ir, Shimun Kefa (Pedro) perguntou para onde Yeshua iria que eles não
poderiam segui-lo, Yeshua respondeu
que eles não poderiam segui-lo agora, mas que depois os seguirão! E
então Yeshua continua dizendo “Não
se turbe… Na casa do meu Pai há muitas moradas...”
É
claro que o lugar para onde Yeshua iria era "os céus", o paraíso,
pois ele iria morrer, o
contexto diz isso.
E
para reconfortá-los, Yeshua diz para que eles não ficassem assustados e amedrontados, pois na casa do Pai (ou seja os céus, o
paraíso) existem muitas moradas. Yeshua disse que após preparar as
moradas de seus discípulos viria outra vez e os levaria com ele. A
expressão “virei
outra vez”
pode
ser entendida por alguns como sua volta definitiva, mas creio que
nesse contexto não se refere à sua volta definitiva, e sim uma
referência às mortes/martírios dos apóstolos. Ou
seja, 'eu
os buscarei através de seus martírios.'
“Na
casa de meu Pai
há
muitas moradas” -
Existem
supostos relatos da tradição judaica de como são as moradas no
Paraíso: “[…]
A
terceira câmara é construída de prata e ouro, ornamentadas com
pérolas. É muito espaçosa, e contém o melhor do céu e da terra,
com especiarias, perfumes e aromas suaves. No centro desta câmara
está a Árvore
da Vida, ela tem 500 anos de altura. Debaixo de sua sombra descansam
Abraão, Isaque e Jacó, as tribos, os do êxodo do Egito e aqueles
que morreram no deserto, liderado por Moisés e Arão […] Todo
mundo, de acordo com sua excelência, é recebido em audiência para
louvar e agradecer ao
Deus vivo
e todos desfrutar da brilhante luz da
Shekinah.”
(Midr.Konen,
in "Arze Lebanon,"3a, b, Venice,1601; comp. Jellinek, "B.
H."ii. 28, 29 – jewishencyclopedia/articles/paradise.)
“para
que onde eu estiver estejais vós também.”
-
Será que os apóstolos estão incoscientes na sepultura até hoje,
ou será que seus espíritos ascenderam ao paraíso? Pois
Yeshua disse que onde estiver ali também estariam os apóstolos, e
onde Yeshua está?
Yeshua
exortando a comunidade de Éfeso diz:
“Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas: Ao que vencer
dar-lhe-ei de comer da árvore da vida que se encontra no paraíso de
Deus.”
(apos/Rev 2:7)
O
paraíso não é o mundo vindouro (Olam haba),
como já analisado em outros textos acima, o paraíso é um lugar que
fica em uma outra dimensão, no mundo espiritual, que é chamado
popularmente de forma alegórica como “céu”, e foi chamado por
Shaul de “terceiro céu”. É óbvio que a palavra é usada
conforme ela é entendida, portanto, se existe um paraíso é óbvio
que existem
almas de justos que passa a viver lá após a morte do corpo.
Veja
o que Yochanan viu:
“Quando
foi aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos
que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do
testemunho que tinham. Clamavam em grande voz
dizendo: Até quando, ó Senhor Santo e Verdadeiro não julgas o
nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles
foi dada vestes luminosas, e
lhes disseram que repousassem por ainda pouco tempo até que também
se completassem o número de seus companheiros e irmãos, que iriam
ser mortos como eles.”
(apoc/Rev
6:9-11)
Essa
passagem
é uma prova cabal para
os que acreditam na fidelidade do livro de Revelações.
Os
versos
dispensam qualquer interpretação, qualquer tipo de interpretação
seria uma perversão, pois
o texto é muito claro. As almas
dos que haviam sido mortos
clamavam
ao Eterno, e foi-lhes dado vestes
para que se vestissem, e ainda lhes disseram que repousassem um pouco
mais. Ora, temos detalhes , diálogos de uma vivência da alma além
do corpo carnal. Então como fica o que fora dito por Salomão?:
“Pois
os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não
haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para
eles o amor, o ódio e a inveja há
muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece
debaixo do sol.”
(Eclesiastes
9:5-6)
A
perspectiva abordada por Salomão é terrena, ele nem se quer
vislumbra e considera algo de espiritual nesses versos. Se formos
considerar esses versos de Salomão como doutrina deveríamos passar
a negar a ressurreição dos mortos, pois ele diz: “nunca
mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.”
Repetindo:
Salomão fala de uma maneira terrena e imediatista, sem a menor
intenção de criar doutrinas.
Acho
que a passagem de Revelações foi o “checkmate”. O
ego nos impede de evoluirmos em nossa fé e descobrirmos coisas
maravilhosas, então, sejamos humildes e saibamos que nada sabemos, a
não ser que não sabemos, e que estamos em constante evolução e
aprendizado. Esse texto, apesar de ser como refutação à mim mesmo (é, sempre tento refutar 'meus' próprios conceitos), sei que existem pessoas que acreditam (ou
acreditavam já que leram o estudo até aqui) como eu acreditava. E
não acredito que esse assunto seja mera curiosidade, ou deva ser tratado com deboche, pois todos
morreremos um dia, e saber
que há um lugar tão bom e belo nos esperando (se é que merecemos)
pode ser reconfortante para muitas pessoas, inclusive para os que
perderam pessoas amadas. Shalom!
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