segunda-feira, 21 de março de 2016

O paraíso e as almas!?



Existe um paraíso para onde as almas vão depois da morte do corpo?





 Confesso que antes nunca tinha parado para analisar seriamente esse assunto, somente à alguns meses eu vim analisá-lo e consequentemente a entendê-lo. Pois bem, com esse simples estudo gostaria de entender melhor algo que sempre foi um pouco nebuloso em minha mente. Existe um lugar para onde a alma (ou espírito) do ser humano vai após a morte? Se sim, podemos encontrar referências bíblicas? 

 Bom, falando a verdade, não existem abundantes referência bíblicas sobre isso, principalmente no Tanakh (AT), eu particularmente acho que no Tanakh quem quiser, dá para fundamente mais uma visão de que não haja nenhum paraíso para onde as almas vão após a morte, do que o oposto. Esse estudo se trata de uma refutação à mim mesmo, pois sempre devemos provar àquilo que acreditamos, e ao tentar refutar o que eu acreditava, que a alma dormia sem noção alguma até o dia da ressurreição e que a mesma não pode subsistir quando o corpo carnal morre, assim não existindo um paraíso nos céus para onde a alma vai. Ao refutar essa crença, a mesma desmoronou como um castelo de areia.

 Mas, quem pode confirmar que existe um paraíso, quem pode afirmar que as almas boas sobem aos céus após a morte, quem?

 Como disse o rei Salomão: "Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o dos animais desce para a terra?" (Eclesiastes 3:21)

 Assim como ninguém pode confirmar que realmente Deus existe se não o tiver conhecido e vislumbrado seu poder, assim também ninguém pode saber realmente se existe um paraíso se não o tiver visto, se não tiver uma experiência com isso. Então, e as pessoas que não tiveram e não terão a oportunidade de ter uma experiência dessa enquanto vivas, ou se não existir uma experiência dessa? (supondo que não existe um paraíso). Bom, tem algumas alternativas para essas pessoas, vou resumi-las em duas, as quais são:

 1° Não acreditar nas pessoas que dizem que tiveram tal experiência e tentar fundamentar na bíblia (ou onde quer que seja) a não crença do paraíso e da existência da alma fora do corpo carnal.
 2º Acreditar nas pessoas que relatam tais experiências e tentar fundamentar na bíblia (ou onde quer que seja) a crença do paraíso e da existência da alma/espírito além do corpo carnal.

 Antes eu acreditava e considerava somente a 1ª alternativa, então, com esse estudo quero considerar a 2ª alternativa. Como considero a bíblia, tanto o tanakh (AT) quanto a Brith Chadasha (NT) como um livro que direciona minha fé, é ela que irei usar.
O texto chave
"Conheço um homem no Messias que há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu. (se em corpo ou fora do corpo não sei, Deus sabe), e sei que o tal homem (se em corpo ou fora do corpo não sei, Deus sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inexprimíveis, as quais não é lícito ao homem falar." (II Coríntios 12:2-4)
 "Conheço um homem" - Ele mesmo (Shaul/Paulo) (veja o primeiro verso do capítulo 12).
 "foi arrebatado até ao terceiro céu"  - "Arrebatado" quer dizer levado à força, tirado. O que era o terceiro céu para Shaul? Provavelmente o primeiro céu seria o nosso céu, onde ficam as nuvens e onde os pássaros voam, o segundo céu seria o "espaço" onde ficam as estrelas e o terceiro céu seria "O Céu" onde fica o "trono de Deus" e seus santos. 
 "se em corpo ou fora do corpo não sei, Deus sabe" - "ou fora do corpo", por Shaul ter levantado essa possibilidade, certamente ele acreditava que seu espírito poderia sair de seu corpo para ter esse tipo de experiência. Yochanan (João) diz que fora arrebatado em espírito para ver o fim dos dias e escrever o livro de Revelações. (ver apc/rev 1:10) (obs: existem muitas e muitas pessoas que afirmam que já saíram de seu próprio corpo, seja em uma espécie de visão, ou em alguma experiência de morte clínica.)
 “foi arrebatado ao paraíso" - literalmente do grego e do aramaico/siríaco "paraíso". O ponto é saber o que Shaul considerava como "paraíso". Porque dos Judeus somente os Saduceus não acreditavam em almas, vida após a morte, paraíso ou ressurreição. Os fariseus que são os atuais "Judeus ortodoxos" grupo o qual Shaul fazia parte, acreditavam no paraíso, o qual eles chamavam de "Gan Eden": 

 "Gan Eden" (Paraíso) é reconhecido por Nahmanides como "Olam ha neshamot" ("o mundo das almas"), o qual as almas dos justos entram imediatamente após a morte." (Jewish encyclopidia/paradise.)  

 (Você pode ver algumas fontes judaicas a respeito do conceito de paraíso aqui: jewishencyclopedia/articles/paradise)
 Ou seja, segundo Shaul ele foi ao paraíso. Logo se ele foi ao paraíso, o paraíso existe. Portanto se o paraíso existe e é o lugar onde as almas do justos vão após a morte, a alma/espírito não dorme até a ressurreição, subsiste fora do corpo carnal!
 Acho que a questão decisiva agora é: Você acredita no testemunho de Shaul? Pois, como disse anteriormente, essa questão depende de ter uma experiência pessoal ou acreditar em alguém que diz ter tido essa experiência. Como Shaul me parece um homem confiável, eu acredito em seu relato, apesar de não ter sido dito com detalhes.
 Não foi somente Shaul que esteve no paraíso por um tempo, existem vários relatos antigos e atuais de pessoa que dizem ter ido ao paraíso/céu. É claro, que semelhante à tudo, existem os malandros que gostam de mentir para conseguir seguidores e dinheiro, então, não acredite em tudo, e não meça uma pessoa somente por suas supostas experiências espirituais, como o próprio Shaul diz:
 "[...] Mas abstenho-me para que ninguém se preocupe com 'isso' (sua experiência no paraíso) mais do que em mim vê ou de mim ouve." (II Coríntios 12:6)
 Ou seja, não é porque Shaul teve essa experiência que os coríntios deveriam segui-lo cegamente, eles deveriam se atentar principalmente, para seus atos e para aquilo que ele falava.

Fundamentando a bíblia na bíblia.
 Tendo encontrado um relato de uma pessoa confiável da existência do paraíso e de que a alma/espírito pode subsistir mesmo sem o corpo carnal, analisaremos se a bíblia da aval a isso, apesar do relato já ter sido retirado da própria bíblia.
 Yeshua disse: "E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no Gehinom tanto a alma como o corpo." (Mateus 10:28)
 Se ao morrermos, ou como sugere o verso, formos assassinados por alguém, a nossa alma não morre, ao contrário do corpo, é óbvio que ela continua viva, Yeshua faz uma clara distinção entre corpo e alma, deixando claro que a 'alma' pode se manter viva caso o corpo venha a morrer. A pergunta seguinte seria: se ela continua viva, para onde ela vai? Ela vai ao céu/paraíso, como vimos e veremos mais adiante! Somente Adonai pode destruir nossa alma, e isso só ocorrerá com os ímpios no juízo final, na segunda morte, no lugar onde o apóstolo Yochanan (João) chama de “Lago de fogo e enxofre” (Gehinon). (ver apc/rev 20:10-15)
 Yeshua disse: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23:43)
 Não! A vírgula não é depois de “hoje”. Pois Yeshua nunca usou a expressão: “Em verdade te digo hoje.” Até porque seria uma redundância, se eu te digo, é claro que é hoje, no momento em que te falo. Por que Yeshua teria que mudar sua forma de falar somente nesse momento? Se a maneira “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso.” É totalmente natural e viável? Percebem como o argumento de que a vírgula deve ser depois de “hoje” é forçado somente para que se encaixe à um sistema de crença? Não sejamos assim!
 O verso é autoexplicativo, Yeshua confirma que após a morte daquele homem arrependido o mesmo iria ao paraíso. É óbvio que não em corpo, pois ele morreria naquele mesmo dia, mas em espírito.
 Yeshua disse: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vos teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1-3)
 Deixe-me explicar o contexto: Yeshua, sabendo que Judas iria traí-lo e que estava chegada a hora de sua morte, começou a dar alguns ensinamentos aos seus discípulos, e em certo momento disse que para onde ele iria os seus discípulos e os demais judeus não poderiam ir, Shimun Kefa (Pedro) perguntou para onde Yeshua iria que eles não poderiam segui-lo, Yeshua respondeu que eles não poderiam segui-lo agora, mas que depois os seguirão! E então Yeshua continua dizendo “Não se turbe… Na casa do meu Pai há muitas moradas...”
 É claro que o lugar para onde Yeshua iria era "os céus", o paraíso, pois ele iria morrer, o contexto diz isso. E para reconfortá-los, Yeshua diz para que eles não ficassem assustados e amedrontados, pois na casa do Pai (ou seja os céus, o paraíso) existem muitas moradas. Yeshua disse que após preparar as moradas de seus discípulos viria outra vez e os levaria com ele. A expressão “virei outra vez” pode ser entendida por alguns como sua volta definitiva, mas creio que nesse contexto não se refere à sua volta definitiva, e sim uma referência às mortes/martírios dos apóstolos. Ou seja, 'eu os buscarei através de seus martírios.'
 Na casa de meu Pai muitas moradas” - Existem supostos relatos da tradição judaica de como são as moradas no Paraíso: “[…] A terceira câmara é construída de prata e ouro, ornamentadas com pérolas. É muito espaçosa, e contém o melhor do céu e da terra, com especiarias, perfumes e aromas suaves. No centro desta câmara está a Árvore da Vida, ela tem 500 anos de altura. Debaixo de sua sombra descansam Abraão, Isaque e Jacó, as tribos, os do êxodo do Egito e aqueles que morreram no deserto, liderado por Moisés e Arão […] Todo mundo, de acordo com sua excelência, é recebido em audiência para louvar e agradecer ao Deus vivo e todos desfrutar da brilhante luz da Shekinah.(Midr.Konen, in "Arze Lebanon,"3a, b, Venice,1601; comp. Jellinek, "B. H."ii. 28, 29 – jewishencyclopedia/articles/paradise.)
 para que onde eu estiver estejais vós também.- Será que os apóstolos estão incoscientes na sepultura até hoje, ou será que seus espíritos ascenderam ao paraíso? Pois Yeshua disse que onde estiver ali também estariam os apóstolos, e onde Yeshua está?
 Yeshua exortando a comunidade de Éfeso diz:
 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas: Ao que vencer dar-lhe-ei de comer da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” (apos/Rev 2:7)
 O paraíso não é o mundo vindouro (Olam haba), como já analisado em outros textos acima, o paraíso é um lugar que fica em uma outra dimensão, no mundo espiritual, que é chamado popularmente de forma alegórica como “céu”, e foi chamado por Shaul de “terceiro céu”. É óbvio que a palavra é usada conforme ela é entendida, portanto, se existe um paraíso é óbvio que existem almas de justos que passa a viver lá após a morte do corpo.
 Veja o que Yochanan viu:
 “Quando foi aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que tinham. Clamavam em grande voz dizendo: Até quando, ó Senhor Santo e Verdadeiro não julgas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada vestes luminosas, e lhes disseram que repousassem por ainda pouco tempo até que também se completassem o número de seus companheiros e irmãos, que iriam ser mortos como eles.” (apoc/Rev 6:9-11)
 Essa passagem é uma prova cabal para os que acreditam na fidelidade do livro de Revelações. Os versos dispensam qualquer interpretação, qualquer tipo de interpretação seria uma perversão, pois o texto é muito claro. As almas dos que haviam sido mortos clamavam ao Eterno, e foi-lhes dado vestes para que se vestissem, e ainda lhes disseram que repousassem um pouco mais. Ora, temos detalhes , diálogos de uma vivência da alma além do corpo carnal. Então como fica o que fora dito por Salomão?:
 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5-6)
 A perspectiva abordada por Salomão é terrena, ele nem se quer vislumbra e considera algo de espiritual nesses versos. Se formos considerar esses versos de Salomão como doutrina deveríamos passar a negar a ressurreição dos mortos, pois ele diz: nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” Repetindo: Salomão fala de uma maneira terrena e imediatista, sem a menor intenção de criar doutrinas.
 Acho que a passagem de Revelações foi o “checkmate”. O ego nos impede de evoluirmos em nossa fé e descobrirmos coisas maravilhosas, então, sejamos humildes e saibamos que nada sabemos, a não ser que não sabemos, e que estamos em constante evolução e aprendizado. Esse texto, apesar de ser como refutação à mim mesmo (é, sempre tento refutar 'meus' próprios conceitos), sei que existem pessoas que acreditam (ou acreditavam já que leram o estudo até aqui) como eu acreditava. E não acredito que esse assunto seja mera curiosidade, ou deva ser tratado com deboche, pois todos morreremos um dia, e saber que há um lugar tão bom e belo nos esperando (se é que merecemos) pode ser reconfortante para muitas pessoas, inclusive para os que perderam pessoas amadas. Shalom!



















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