Eis uma vasta
discussão: Isaías 7:14... Temos várias discordâncias com esse verso aos longos
dos séculos. Alguns dizem que o verso fala de Ezequias um dos mais justos reis
de Judá, outros dizem que fala do filho de Isaías com a profetiza, e
outros dizem que fala do Messias. Iremos analisar esse contexto de Isaías 7:14
para vermos se fala realmente de Yeshua, e assim confirmarmos plena veracidade
em sua genealogia.
Seria Ezequias o Emanuel?
Pois bem, o personagem mais aceito
pelas pessoas que não creem em Yeshua como o Messias é Ezequias. Analisaremos
rapidamente, se ele é um bom candidato, que cumpriu o contexto de Isaías 7:14;
Começaremos analisando o começo
da profecia:
(3) Então disse o
Senhor a Isaías: "Agora vá em direção a Acaz, tu e Shear-Yashuv seu filho,
para a beira do aqueduto da piscina superior, na estrada do campo do lavador. (4) E você deve
dizer a ele: "Sinta-se seguro e acalme-se, não tenha medo, e deixe o seu coração
não se cansar por causa destes dois tocos de tições de fumar, por causa da
raiva furiosa de Rezim e Aram e do filho de Remalias. (5) Desde Aram planejado mal a você, Efraim e o filho
de Remalias, dizendo: (6) Vamos
invadir o reino de Judá; vamos rasgá-lo e dividi-lo entre nós, e fazer o filho
de Tabeel reinar sobre ele (7) Então disse o Senhor Elohim, "não se terá
sucesso, nem deve vir a passar. (8) Pois a cabeça da Síria é Damasco, e o cabeça
de Damasco é Rezim, e em outros 65 anos, Efraim será quebrado, não mais será um
povo. (9) Entretanto a cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o
filho de Remalias, se você não acredita, é porque você não pode ser
acreditado". (10) “E o Senhor continuou a falar com Acaz, dizendo: (11) "Pede
para si mesmo um sinal do Senhor, teu Elohim, pede-o ou nas profundezas, ou em
cima nas alturas." (12) Acaz disse: "Eu não vou pedir, e eu não vou testar o
Senhor." (13) E ele disse: "Ouça agora, ó casa de Davi, é pouco
para vocês cansarem homens? Que vocês cansam meu Elohim também?”
Vemos que a partir do verso 10 começa o “contexto
profético” de Isaías 7:14. O Eterno diz para Acaz pedir um sinal, porém Acaz
rejeita o pedido de Elohim e não pede um sinal. E Isaías diz, (não somente para
Acaz, mas para toda a casa de Davi): "Ouça
agora, ó casa de Davi...” como vemos também no núcleo da profecia Isaías 7:14:
“Portanto, o
Senhor, vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá, e dará a luz à um filho, a quem porás o
nome de Emanuel.”
A Análise de Ezequias como o profetizado não depende necessariamente
que a mulher seja uma virgem, pois, podemos ver pelo contexto que o sinal ainda
seria dado para a casa de Davi, e “infelizmente” Ezequia já era nascido quando
Isaías proferiu essa profecia, veja: “Tinha Acaz vinte anos de idade quando
começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era
reto aos olhos do Senhor seu Elohim, como Davi, seu pai.” (2 Reis 16:2; 2
Cr 28:1) (Acaz começou a reinar com vinte anos e reinou dezesseis anos.) (Obs: Alguns
manuscritos da peshita siríaca e da LXX grega em (2 Cr 28:1) está
escrito que Acaz começou a reinar com vinte e cinco anos.)
E Ezequias seu filho
(de Acaz) tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar: “Tinha
vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou
em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.” O que isso
quer dizer? –Se Acaz começou a reinar com vinte anos e reinou por dezesseis
anos, quer dizer que Acaz parou de reinar quando tinha 36 anos, e Ezequias seu
filho começou a reinar em seu lugar com vinte e cinco anos, concluímos então
que Acaz tinha 11 anos quando teve Ezequias. (Obs: Se formos
analisar de acordo com os manuscritos encontrados da peshita siríaca e da
septuaginta grega, Acaz teria 16 anos quando seu filho Ezequias nasceu).
Tendo em mente que Isaías proferia
essa profecia à Acaz quando ele reinava (Is 7:1), Ezequias já havia nascido, e
tinha no mínimo nove anos. Ou seja, não há a mínima possibilidade de que tenha
sido Ezequias o Emanuel de Isaías 7:14! Pois o sinal ainda iria acontecer e a
jovem ainda iria conceber, como é dito: “e ela dará à luz um filho”, referindo-se ao futuro e com a mínima possibilidade ao
passado.
O Emanuel era Maer-Salal-Hás-Baz?
Outras pessoas vendo que o argumente de que o
Emanuel seria Ezequias foi desmascarado, já dizem que o Emanuel de Isaías 7:14
é Maer-Salal-Hás-Bas, o da profetiza, tudo para desqualificar Yeshua
como o Messias, e assim cometendo um grande erro para as suas próprias vidas e
para a vida dos que os ouvem. Então, prossigamos; Isaías 8:
(1) E o Senhor disse-me: "Toma para ti um
grande rolo, e escreve nele em escrita comum, para apressar a pilhagem,
acelerar os despojos. (2) E me faça testemunhas fiéis, Urias, e Zacarias, filho de
Baraquias. (3) Então me aproximei da profetiza e ela concebeu e deu à luz um filho, e o Senhor disse-me:
"Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Hás-Baz. (4) Pois, quando o
rapaz ainda não saber chamar, "Pai" e "mãe", as riquezas de
Damasco e os despojos de Samaria será levado diante do rei da Assíria."
Aqui o Eterno diz para Isaías dar um sinal
para que o povo saiba que Israel e a Síria seriam desolados (Is 8:5-8), esse
sinal é o nome que Isaías escreve em um grande rolo e coloca no filho da
profetiza “Maer-Salal-Hás-Baz” (que significa: “Apressar a pilhagem, acelerar
os despojos”). Isso tem alguma relação
com Isaías 7? – Sim, pois em Isaías 7:16 diz:
“Pois, quando o rapaz ainda não souber rejeitar o mal e
escolher o bem, a terra dos dois reis que você teme,
deve ser abandonada."
Veja que há uma relação, isso não quer dizer que Maer-Salal-Hás-Baz seja o Emanuel de Isaías 7:14. Vejamos o
porque: Em Isaías 7:16 diz que antes que o rapaz (Emanuel) souber rejeitar o
mal e escolher o bem, a terra (de Israel e Síria) dos dois reis seriam
abandonadas. Esse rapaz que rejeitará o mal e escolherá o bem não é Maer-Salal-Has-Baz,
Maer-Salal-Has-Baz é apenas o sinal da desolação da terra dos dois reis que
oprimia Judá, damasco e Samaria. E em Isaías 8:4
diz que quando o rapaz (Maer-Salal-Hás-Baz) ainda não saber chamar “pai e mãe”,
as riquezas de Damasco e os despojos de Samaria seriam levados diante do rei da
Assíria. Ou seja, são profecias diferentes, porém relacionadas uma à outra. A
profecia de Isaías 8:4 diz respeito apenas a desolação da Síria e de Israel, e
usou como sinal desta profecia o menino (Maer-Salal-Hás-Baz). E não só Maer-Salal-Has-Baz
era um sinal para o povo de Israel, mas Isaías diz que ele e seus filhos eram como
sinais para Israel. Isaías 8:18: “Eis que eu e os
filhos que o Senhor me deu como sinais e símbolos em Israel, da parte do
Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião.” Veja que aqui Isaías
além de incluir seus filhos como sinais ele se inclui também. Diferentemente de
Isaías 7:14, que diz que o sinal seria a respeito do nascimento do Menino, e não várias
pessoas (Isaías 7:14 fala a respeito do nascimento milagroso).
O Emanuel é o Messias (Yeshua)?
Bom, creio que o leitor já sabe que defenderei
esse ponde de vista, de que Yeshua é o Emanuel, então vamos lá;
Isaías 7:14 diz: “Portanto, o Senhor, vos dará um sinal: eis que a
virgem (ou
jovem virgem) conceberá, e dará à luz um
filho, a quem porás o nome de Emanuel.”
Sabemos que a palavra usada no
hebraico a qual se traduz normalmente como virgem é "al’mah", que significa (donzela e jovem). Ou seja, é praticamente
impossível que Isaías tenha se referido a uma mulher um pouco velha, ou a uma
mulher que já tenha tido um filho (ver Dt 22:13-21). Vemos algo interessante em Gn 24:43: “Eis que eu estou
em pé junto à fonte de água. Quando
uma jovem (al’mah) sai para tirar a
[água], vou dizer-lhe: 'Por favor, me dê um pouco de água para beber de seu
cântaro.”
Sabemos que essa al’mah foi Rebeca, olha o
que diz no verso 16: “Agora, a moça (Rebeca) era de aparência muito agradável, uma virgem (betulah) , e nenhum homem tinha sido íntimo com ela, e
ela desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.” Esse é um exemplo que usei para ilustrar a
relação sinônimas da palavra al’mah com uma jovem virgem (betulah), algo muito importante que temos que perceber é que o servo de Abraham tinha ido buscar uma mulher para Isaque, o servo de Abraham não iria levar uma mulher que não fosse virgem para Isaque, é óbvio, por isso ele diz: "Quando uma al'mah sair...", pois ele esperava por uma jovem e virgem!
Outro argumento que posso usar é que os Judeus ao traduzir a tanakh para o grego, antes do nascimento de Yeshua (entre o século 3 e 1 AEC) usaram a palavra “parthenos” que significa literalmente virgem para traduzirem al'mah de Isaías 7:14, então, será que os rabinos que traduziram esse verso para o grego não conheciam hebraico? A peshita tanakh usa a palavra betulah (literalmente virgem) em Isaías 7:14, portanto, o entendimento de que almah se refere unicamente a uma jovem virgem é antigo, e não uma estória criada pelo cristianismo como muitos dizem.
Os talmidim (discípulos) de Yeshua também entendiam essa passagem como se referindo a uma virgem (Mt 1:22-23). (Veja também "Genêsis 3:15 - A semente da mulher e a semente da serpente.")
Creio que já ficou muito claro essa questão da palavra almah. Então vamos entender Isaías 7:14 como uma jovem que nunca teve relações sexual, ou seja, uma virgem.
Outro argumento que posso usar é que os Judeus ao traduzir a tanakh para o grego, antes do nascimento de Yeshua (entre o século 3 e 1 AEC) usaram a palavra “parthenos” que significa literalmente virgem para traduzirem al'mah de Isaías 7:14, então, será que os rabinos que traduziram esse verso para o grego não conheciam hebraico? A peshita tanakh usa a palavra betulah (literalmente virgem) em Isaías 7:14, portanto, o entendimento de que almah se refere unicamente a uma jovem virgem é antigo, e não uma estória criada pelo cristianismo como muitos dizem.
Os talmidim (discípulos) de Yeshua também entendiam essa passagem como se referindo a uma virgem (Mt 1:22-23). (Veja também "Genêsis 3:15 - A semente da mulher e a semente da serpente.")
Creio que já ficou muito claro essa questão da palavra almah. Então vamos entender Isaías 7:14 como uma jovem que nunca teve relações sexual, ou seja, uma virgem.
Vemos que a palavra “ot” – “sinal” é muito
significativa, ela é usada para se referir como uma aliança entre Elohim e seu
povo, e para se referir a algo fora do normal (um milagre)! Um exemplo de “ot”
– sinal, se referindo a uma aliança, é a circuncisão:
Gênesis 17:
10 Esta é a minha aliança, que você deve observar
entre mim e entre você e entre a tua descendência depois de vós, para que todo
o homem entre vós será circuncidado. 11 E você deve circuncidar a carne de seu
prepúcio, e será como o sinal (ot) de uma aliança entre mim e vós.
Um exemplo para se referir a um milagre vemos em:
Êxodo 4:
1 Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu. (2) Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara. (3) Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. (4) Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou (5) para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. (6) Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve. (7) Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.) (8) E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal (ot), crerão ao segundo sinal.
1 Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu. (2) Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara. (3) Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. (4) Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou (5) para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. (6) Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve. (7) Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.) (8) E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal (ot), crerão ao segundo sinal.
Veja que se trata de algo miraculoso - de um milagre ou de uma
aliança. (No caso de Yeshua os dois). Com isso temos mais uma base para poder
confirmar que Isaías está falando realmente de um nascimento virginal, pois um
nascimento normal acontece todos os dias (não que isso não seja uma milagre, mas é que já estamos acostumados), e não é algo para se dizer: “Olha,
esse nascimento... isso é um sinal de Elohim...”
Agora, vejamos a palavra Emanuel (Immanu’el) que quer dizer: “Com nós é Elohim, ou, Elohim conosco”. E o que isso quer dizer? Quer dizer que esse menino que
nascerá terá uma presença divina tão grande, uma obediência tão excelente, que
traria a presença do Eterno para abitar com seu povo. Vemos isso em profecias
claramente messiânicas:
Zacarías 8:
“20 Assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda sucederá que virão
povos, e os habitantes de muitas cidades; (21) e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar
o favor do Senhor, e buscar o Senhor dos exércitos; eu também irei. (22) Assim virão muitos povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor
dos exércitos, e suplicar a bênção do Senhor. (23) Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia
sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das
vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco.”
Essa profecia é muito profunda e fascinante,
veja, Elohim diz que muitos irão buscar Elohim em Jerusalém e dez homens de
todas as nações e de todas as línguas, segurarão na orla (tsitsit) de um judeus. Quem são
esses dez homens? –São simplesmente as 10 tribos pedidas da casa de Yisrael,
que foram dispersas entre todos os povos em Ez 2:3 O povo de Israel são chamadas de "goym - nações" pois estavam desviadas da torá de Elohim assim como as nações.
E quem é esse Judeu que essas dez tribos seguirão? –Sim, é o Mestre Yeshua, o Messias de Yisrael! E o que as dez tribos dirão? –“Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco”, veja. (Emanuel quer dizer, “Elohim conosco”) referindo-se ao lugar que Emanuel se revelaria e quem ele seria; em Judá e um judeu. E nós que estamos dispersos entre as nações diremos (Elohim está convosco), em todo esse tempo, principalmente hoje em dia, vemos milhares de pessoas que seguram na orla de Yeshua, e dizem: “Eu sigo o Messias judeu, e não o messias criado por Roma”. E também dizem: “Elohim está com o povo Judeu.”
E quem é esse Judeu que essas dez tribos seguirão? –Sim, é o Mestre Yeshua, o Messias de Yisrael! E o que as dez tribos dirão? –“Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco”, veja. (Emanuel quer dizer, “Elohim conosco”) referindo-se ao lugar que Emanuel se revelaria e quem ele seria; em Judá e um judeu. E nós que estamos dispersos entre as nações diremos (Elohim está convosco), em todo esse tempo, principalmente hoje em dia, vemos milhares de pessoas que seguram na orla de Yeshua, e dizem: “Eu sigo o Messias judeu, e não o messias criado por Roma”. E também dizem: “Elohim está com o povo Judeu.”
Como
também diz em Isaías no verso 6 do capítulo 12: “Exulta e canta de gozo, ó habitante de
Sião; porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.”
No capítulo 11 de Isaías fala sobre o Messias
(o rebento de Jessé) onde fala do caráter do Messias do retorno das tribos
dispersas, e da restauração da terra, e no capítulo 12 continua a falar, fala
como os servos de Elohim vão se sentir (leia Isaías cap 11 e 12), e no verso 6 que mostrei diz: “[...]Por que
grande é o Santo de Yisrael no meio de ti.” Porque o Messias, é aquele que traz a presença de Elohim. Ou seja, Emanuel está entre eles.
(Obs: o Rabi Yeshua deixou claro, qual é a missão dele: “[...] Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (Mt 15:24)).
Nos
versos 15 e 16 diz o seguinte: “Creme e mel
comerá quando ele souber rejeitar mal e escolher o bem, pois, quando o rapaz
ainda não souber rejeitar o mal e escolher o bem, a terra dos dois reis que
você teme, deve ser abandonada."
Esses versos são
muito interessantes, no verso 15 diz que quando o Emanuel souber rejeitar o mal
e escolher o bem ele comerá “creme e mel”, ou seja, será "farto", será bem
sucedido. Ora, sabemos que Yeshua mais do que ninguém soube rejeitar o mal e
escolher o bem, foi perfeito, um cordeiro sem “mancha” alguma, como diz o
escritor de Hebreus, capítulo 4 verso 15: “Porque não temos um
sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que,
como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” E por tal obediência, o Rabi Yeshua “comeu creme e mel”, ou seja, foi bem sucedido
e Elohim o fez triunfar.
O verso
15 é tem uma ligação inegável com Isaías 53, que chega a ser “inacreditável”.
Os dois pontos do verso 15 de Isaías 7 são: Ele será “farto”, bem sucedido,
pois diz “creme e mel comerá” e ele será provado, para que possa 'triunfar', porque diz: “quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem”, ou
seja, o Emanuel será provado, e se conseguir rejeitar o mal e escolher o bem
será bem sucedido, será "farto"! Vejamos:
Isaías 53: 4 “Na verdade, ele levou as nossas enfermidades, e
as nossas dores ele carregou, ainda
que ele representou como atormentado, ferido por Deus e oprimido.”
Isaías 53: 7 “Ele foi oprimido e ele foi afligido, mas não
abriu a sua boca; como um cordeiro ao matadouro, ele foi levado, e como uma ovelha
que é muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.”
Isaías 53: 9 “E deram-lhe a sua
sepultura para os ímpios, e com o rico com seus tipos de morte, porque nunca
cometeu nenhuma iniquidade, e não houve engano na sua boca.” (assim
como é dito: “quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem” Is 7:15)
Isaías 53: 10 “E o Senhor quis esmagá-lo, Ele o fez mal, se sua alma se faz a restituição (na
septuaginta diz “oferta pelo pecado”), ele verá a sua posteridade, prolongará os seus
dias, e o propósito de Elohim prosperará na sua mão.” (aqui vemos
claramente o Eterno provando-o, e ele (o Mashiach – Emanuel) sendo “farto” e
bem sucedido.)
Isaías 53: 12 “Portanto, vou
colocar-lhe uma porção em público, e com o forte ele deve repartir o despojo, porquanto
derramou a sua alma até a morte, e com os transgressores foi contado, e ele
levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu para o transgressores.” (vemos aqui novamente o
Mashiach sendo bem sucedido como é dito “creme e mel comerá quando souber
rejeitar o mal e escolher o bem” Is 7:15)
E como
já citado acima e do conhecimento de todos, Yeshua conseguiu excelentemente rejeitar o mal e escolher o bem!
E que quando o
“Emanuel” ainda não souber rejeitar o mal e escolher o bem, a terra de Yisrael
e da Síria, seriam abandonadas. Isso se cumpriu perfeitamente no Messias Yeshua,
pois ele ainda não havia nascido na terra, então, se ele não havia nascido ele
não sabia rejeitar o mal e escolher o bem. Parafraseando em minha visão ficaria
assim o verso 16 de Isaías 7: “Antes dessa criança vir ao mundo para
ser provada, a terra dos dois reis que você teme, deve ser
abandonada."
Conclusão
Bom, espero ter conseguido meu objetivo, que é
explicar de uma maneira simples e curta. E que os filhos de Israel, os
que buscam à Elohim possam entender. Que toda a shalom do Eterno seja com
todos!
Fontes: takah (bíblia hebraica),
Interlinear Scripture Analyzer, Strong, Bíblias Almeida Revisada e Nova
tradução internacional.
muito bom!
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