A genealogia de Yeshua
1:1-17
1 Livro da genealogia de Yeshua o Messias, filho de Davi, filho de Abraão.
2 A Abraão* nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos;
3 a Judá nasceram, de Tamar, Farés e Zará; a Farés nasceu Esrom; a Esrom nasceu Arão;
4 a Arão nasceu Aminadabe; a Aminadabe nasceu Nasom; a Nasom nasceu Salmom;
5 a Salmom nasceu, de Raabe, Booz; a Booz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;
6 e a Jessé nasceu o rei David. A Davi nasceu Shlomo da que fora mulher de Urias;
7 a Shlomo nasceu Roboão; a Roboão nasceu Abias; a Abias nasceu Asa;
8 a Asa nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão Ozias;
9 a Ozias nasceu Joatão; a Joatão nasceu Acaz; a Acaz nasceu Ezequias;
10 a Ezequias nasceu Manassés; a Manassés nasceu Amom; a Amom nasceu Josias;
11 a Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia.
12 Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel;
13 a Zorobabel nasceu Abiúde; a Abiúde nasceu Eliaquim; a Eliaquim nasceu Azor;
14 a Azor nasceu Sadoque; a Sadoque nasceu Aquim; a Aquim nasceu Eliúde;
15 a Eliúde nasceu Eleazar; a Eleazar nasceu Matã; a Matã nasceu Jacó;
16 e a Jacó nasceu José, homem (ga’bra) de Maria, da qual nasceu Yeshua, que se chama Messias.
17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até David, são catorze gerações; e desde David até o cativeiro para a Babilônia, catorze gerações; e do cativeiro na Babilônia até o Messias, catorze gerações.
Luka 3:23-38
23 Yeshua tinha cerca de trinta anos de idade e era considerado filho de José, filho de Eli;
24 Eli de Matate, Matate de Levi, Levi de Melqui, Melqui de Janai, Janai de José,
25 José de Matatias, Matatias de Amós, Amós de Naum, Naum de Esli, Esli de Nagai,
26 Nagai de Maate, Maate de Matatias, Matatias de Semei, Semei de Joseque, Joseque de Jodá,
27 Jodá de Joanã, Joanã de Resa, Resa de Zorobabel, Zorobabel de Salatiel, Salatiel de Neri,
28 Neri de Melqui, Melqui de Adi, Adi de Cosão, Cosão de Elmodã, Elmodão de Er,
29 Er de Josué, Josué de Eliézer, Eliézer de Jorim, Jorim de Matate, Matate de Levi,
30 Levi de Simeão, Simeão de Judá, Judá de José, José de Jonã, Jonã de Eliaquim,
31 Eliaquim de Meleá, Meleá de Mená, Mená de Matatá, Matatá de Natã, Natã de Davi,
32 Davi de Jessé, Jessé de Obede, Obede de Boaz, Boaz de Salá, Salá de Nasom,
33 Nasom de Aminadabe, Aminadabe de Admim, Admim de Arni, Arni de Esrom, Esrom de Farés, Farés de Judá,
34 Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Tará, Tará de Naor,
35 Naor de Seruque, Seruque de Ragaú, Ragaú de Faleque, Faleque de Eber, Eber de Salá,
36 Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque,
37 Lameque de Matusalém, Matusalém de Enoque, Enoque de Jarede, Jarede de Maleleel, Maleleel de Cainã,
38 Cainã de Enos, Enos de Sete, Sete de Adão, e Adão de Elohim.
Introdução
A genealogia narrada por Mateus.
“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde David até o cativeiro para Babilônia, catorze gerações; e do cativeiro na Babilônia até o Messias, catorze gerações.”
Veja:
“[...] desde Abraão até Davi são catorze gerações...”
1º Abraão gerou Isaque (Gn 21:1-3)
2º Isaque gerou Jacó (Gn 25:19-26)
3º Jacó gerou Judá (Gn 29:35)
4º Judá gerou Farés/Pérez (1 Cr 2:4)
5º Farés/Pérez gerou Esrom/Hezrom (Gn 46:12)
6º Esrom/Hezrom gerou Arão/Rão (1 Cr 2:9-10)
7º Rão/Arão gerou Aminadabe (1 Cr 2:9-10)
8º Aminadabe gerou Nasom (1 Cr 2:10)
9º Nasom gerou Salmom/Salma (1 Cr 2: 11)
10º Salmom/Salma gerou Boaz/Booz (1 Cr 2:11)
11º Boaz/Booz gerou Obede (1 Cr 2:12)
12º Obede gerou Jessé (1 Cr 2:12)
13º Jessé gerou Davi (1 Cr 2:13-16)
“[...] desde Davi até o cativeiro para Babilônia, catorze gerações...”
14º | (1º) Davi gerou Salomão (1 Cr 3:1-5) (*Termina a primeira contagem em Davi e começa a segunda contagem também em Davi.)
2º Salomão gerou Roboão (1 Cr 3:10)
3º Roboão gerou Abias (1 Cr 3:10)
4º Abias gerou Asa (1 Cr 3:10)
5º Asa Gerou Josafá (1 Cr 3: 10)
6º Josafá gerou Jorão/Jeorão (1 Cr 3: 11)
7º Jorão/Jeorão gerou Ozias/Acazias/Amazias (1 Cr 3:11)
8º Ozias/Acazias/Amazias gerou Jotão (1 Cr 3:12)
9º Jotão gerou Acaz (1 Cr 3:13)
10º Acaz Gerou Ezequias (1 Cr 3:13)
11º Ezequias gerou Manassés (1 Cr 3:13)
12º Manassés gerou Amom (1 Cr 3:13-14)
13º Amom gerou Josias (1 Cr 3:14)
[...] e do cativeiro na Babilônia até o Messias, catorze gerações...”
14º Josias gerou (1º) Jeconias (1 Cr 3:15-16) (*Termina a segunda contagem com Josias e começa a terceira com Jeconias.)
2º Jeconias gerou Salatiel (1 Cr 3: 17)
3º Salatiel gerou Zorobabel (1 Cr 3:17-19)
4º Zorobabel gerou Abiúde
5º Abiúde gerou Eliaquim
6º Eliaquim gerou Azor
7º Azor gerou Sadoque
8º Sadoque gerou Aquim
9º Aquim gerou Eliúde
10º Eliúde gerou Eleazer
11º Eleazer gerou Matã
12º Matã gerou Jacó
13º Jacó gerou José
De José vem Maria que gerou (14º) Yeshua.
De Zorobabel ao Mashiach eu não encontrei registro na tanack (AT) provavelmente Matitiyahu (Mateus) usou os registros que haviam preservados naquela época.
A contagem das catorze gerações
O José do verso 16 capítulo 1 de Mateus é o pai de Maria e não o marido.
Ocorrências da palavra ga’bra como homem em: Mateus 7:24; Mateus 7:26; Mateus 8:09; Mateus 9:9
Ocorrências da palavra ga’bra como marido em: Mateus 19:5; Mateus 19:10; Mark 10:02; 1 Coríntios 07:14; 1 Coríntios 07:16; 2 Coríntios 11:02; Efésios 5:23.
Ocorrências da palavra ga’bra com sentido claro de pai em: Mateus 7:09; Mateus 21:28; Mateus 22:02; e Mateus 1:16.
(Ocorrências da palavra ba’la na brit chadashá (NT): “Mc 10:12; Lc 2:36; At 5:10; Romanos 7:2-3; 1Co 7:10; 1Co 7:13; 1Co 7:39; Ef 5:33”. Todas significando literalmente marido diferentemente de “ga’bra”)
A Genealogia do livro de Lucas.
(obs: alguns nomes comuns entre as duas genealogias depois de Davi não quer dizer absolutamente nada. Pois é muito comum nomes iguais, ainda mais entre os yisraelitas.)
Maria foi da tribo de Levi?
A ‘maldição’ de Jeconias.
Jeremias 22;
"24 Vivo eu, diz o Senhor, ainda que Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo da minha mão direita, contudo eu dali te arrancaria;25 e te entregaria na mão dos que procuram tirar-te a vida, e na mão daqueles diante dos quais tu temes, a saber, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e na mão dos caldeus.
26 A ti e a tua mãe, que te deu à luz, lançar-vos-ei para uma terra estranha, em que não nascestes, e ali morrereis.
27 Mas à terra para a qual eles almejam voltar, para lá não voltarão.
28 E este homem Jeconias algum vaso desprezado e quebrado, um vaso de que ninguém se agrada? Por que razão foram ele e a sua linhagem arremessados e arrojados para uma terra que não conhecem?
29 Ó terra, terra, terra; ouve a palavra do Senhor.
30 Assim diz o SENHOR: Escrevei que este homem fica sem filhos, homem que não prosperará nos seus dias, pois nenhum homem de sua semente prosperará sentado no trono de Davi, ou governar mais em Judá."
Esse texto é muito mal compreendido, pois a maioria afirma que isso trata-se de uma maldição eterna, e isso não é verdade. Por quê? –Porque Zorobabel que é da descendência de Jeconias foi um grande governador de Judá (Ageu 1:1; 2:2)! Veja: Zorobabel é filho de Pedaías e Pedaías é filho de Sealtiel e Sealtiel filho de Jeconias." (1 Cr 3:17-19). Lembremo-nos do que Elohim diz no verso 30 de Jeremias : “ Assim diz SENHOR: Escrevei que este homem fica sem filhos, homem que não prosperará nos seus dias, pois nenhum homem de sua semente prosperará sentado no trono de Davi, ou governar mais em Judá.”
O texto é claro, a ‘maldição’ é só para a geração de Jeconias “nos seus dias”! Eu parafrasearia esse verso assim: “Você Jeconias, não prosperará enquanto viver porque os seus filhos não sentarão no trono de Davi e nem governarão em Judá até você morrer.” Se a ‘maldição’ fosse eterna, Zorobabel não poderia ser governador de Judá!
Veja também o que o Eterno diz para Jeconias no verso 24: “Vivo eu, diz o Senhor, ainda que Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, fosse o anel do selo da minha mão direita, contudo eu dali te arrancaria;” Agora veja o que Ele (O Eterno) diz para Zorobabel:
“Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Abalarei os céus e a terra; e derrubarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que nele andam; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu irmão. Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e te farei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos exércitos.” (Ageu 2:21-23) O Eterno rejeitou Jeconias e seus filhos de sua geração, porém resgatou Zorobabel para a continuação do governo de Judá.
O Messias Yeshua é da descendência real de Davi.
Então como que Yeshua nascido de uma virgem pode ser considerado herdeiro do trono da dinastia davídica por parte de sua mãe e não de seu pai ‘adotivo’? –Simples, a torá nos responde! Vejamos o que diz em Números 27:1-8;
“1 E as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, da tribo de Manassés, um dos filhos de José, aproximaram-se. E estes eram os seus nomes: Maalá, e Noa, e Hogla, e Milca e Tirza.
2 Elas ficaram diante de Moisés e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e perante toda a congregação à porta da Tabernáculo do Testemunho, dizendo:
3 "Nosso pai morreu no deserto, e ele não estava no meio da congregação que se rebelou contra o Senhor no ajuntamento de Coré; mas ele morreu por seu próprio pecado, e não teve filhos. Não deixem o nome do nosso pai ser riscado do meio do seu povo, porque ele não tem filho: deem-nos uma herança no meio dos irmãos de nosso pai."
4 Então Moisés levou o seu caso perante o Senhor.
5 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
6 "As filhas de Zelofeade tem falado com razão; tu, certamente, lhes darás a posse de uma herança no meio dos irmãos de seu pai, e atribuirás a herança de seu pai à elas.
7 Falarás com os filhos de Israel, dizendo:
8 Se um homem morrer e não tiver filho, fareis ir a sua herança para sua filha...”
Interessante não? Então, o que esse mandamento de Elohim quer dizer? Que se um homem não tiver filhos homens por algum motivo, a herança irá para a filha (mulher)! Assim a filha tomará posse da herança de seu pai, pois não tem irmão. E o que isso tem haver com o Rabi Yeshua? -Tudo a ver! Pois esse era o caso de José, pai de Maria (mãe de Yeshua). A Brit Chadashá (NT) cita somente uma irmã de Maria, que também tinha por nome Maria, conforme João capítulo 19 verso 25: “E junto à cruz de Yeshua sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria [esposa] de Kleopa e Maryam Madalena.” Muito provavelmente o pai de Maria (mãe de Yeshua) morreu sem deixar filhos (homens), e sua herança foi para suas filhas, como ordena a torá! Muito interessante Elohim deixar esse mandamento acerca da herança; e não era somente as filhas que poderiam apoderar-se da herança de seu pai, pois se o homem não tiver filhos nem filhas ele deveria dar a herança à seus irmãos, e se não tivesse irmãos deveria dar aos irmãos de seu pai, e se não tivesse deveria dar à um parente mais próximo de seu tribo (Nm 27:8-11). O caso de José pai de Maria, ele tinha filhas, então sua herança real foi para suas filhas, e Maria deu a luz há um filho Yeshua HaMashiach o qual herdou o trono de seu pai Davi!
E ainda segundo a torá, as filhas que herdaram a herança de seu pai não poderiam casar-se com homens de outras tribos (Nm 36); Nm 36:8 diz: “E qualquer filha que for herdeira de uma propriedade das tribos dos filhos de Israel, estas mulheres deverão ser casadas cada uma com alguém da tribo de seu pai, para que os filhos de Israel possam, cada um, herdar os bens da tribo de seu pai.” Maria fez exatamente isso, casando-se com José da tribo de Judá, da mesma tribo que seu pai.
Conclusão
Shalom, espero que tenha lido com carinho e verdade no coração; que o Todo Poderoso, nos dê entendimento; shalom, shalom!
Fontes: Peshita, site peshita.org, takah (bíblia hebraica), Interlinear Scripture Analyzer, Strong, Bíblias Almeida Revisada e Nova tradução internacional.
Veja também: "Analizando Isaías 7:14" e "Cada um morrerá pelo seu próprio pecado! O que (Dt 24:16) tem haver com Yeshua?"
OLá,gostei muito desse estudo,até agora o mais coerente a respeito desse assunto,gostaria de saber,se você é o autor,se for,gostaria de pedir permissão,para criar um vídeo e postar no meu canal,claro que citando o autor e a fonte,desde já agradeço,shalom!![se permitir após terminar o vídeo enviarei o link].
ResponderExcluirOpa, me desculpe pela demora ao responder. É claro que permito! Shalom, abraço.
Excluir(30 Assim diz o SENHOR: Escrevei que este homem fica sem filhos) Aqui dá para entender que Jeconias não possui filhos.
ResponderExcluirShalom Anônimo (rsrs). Existe uma questão que não citei nesse estudo: Os rabinos dizem que profecias negativas podem ser anuladas, quando a pessoa se arrepende e se volta ao Eterno (isso pode ser percebido facilmente na tanakh ('AT')). Muitos chegam a dizer que esse foi o caso de Jeconias, ele se arrependeu, e portanto essa profecia negativa foi anulada. Shalom.
ExcluirEis o vídeo sobre o estudo da genealogia de Yeshua
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=EtAHII177A4
Bom trabalho!...fica um pouco difícil usar a peshita (em função dos nossos textos gregos)que não traduzem Mat.1:16 da mesma forma. Reconheço que de fato é muito esclarecedor. E serve como um fortíssimo argumento contra esta enxurrada de distorções que vemos pela internet. Na verdade, sempre pensei que a genealogia de Mateus fosse de José...e a de Lucas fosse de Maria.(Esta é uma dificuldade).No caso de a genealogia de Lucas, ser a de José,... o problema poderá ser requerido na coincidência dos nomes na segunda metade da genealogia. Sua resposta é boa...faz sentido. Porque não pode ser? Mas, se a genealogia de Lucas for a de Maria na concepção mais tradicional...Também não vejo problema. Uma vez que Jesus também seria descendente de Davi por meio de Natã. Quanto ao trono...teria direito por José que o recebeu como filho legítimo,(e também o teria se fosse adotado)dando-lhe o Direito legal. E no caso biológico, ou seja, sanguíneo...como já falei, por Natã. Fala-se, que o Messias deveria vir por Salomão, quanto ao direito legal ao trono, pela promessa feita a ele pelo Senhor. Irmão sua resposta na questão de Jeconias é perfeita. Mas, temos ainda o argumento acima mencionado. todavia queria lembrar, que ainda, não encontrei qualquer indicio na bíblia, que vincule o Senhor a uma obrigatoriedade, em relação a Salomão, quanto a promessa ao seu reino e a sua descendência. Vejo isso em relação a Davi, cuja as promessas são sempre de caráter incondicional. O mesmo não acontece com Salomão...Cuja as promessas são todas condicionais. Em função disso, não vejo problema, em Jesus não ser Herdeiro biológico (sanguíneo )de Salomão. Ele o é de Davi.
ResponderExcluirUm abraço!
Muito bom o seu comentário, obrigado. Tenho apenas uma ponderação na questão de Salomão que você levantou, pois eu já pensei nisso também: "Acaso, o Messias não poderia vir de David-Natã?" Eu cheguei à conclusão que não, veja, Abraham teve dois filhos, e ele tinha uma promessa que não poderia ser cumprida com ele em vida, e sabemos que essa promessa prosseguiu com Isaque. A mesma coisa aconteceu com David, ele tinha uma promessa de reinado em Israel que se culminaria com o Messias Yeshua, ou Jesus como você preferir. O fato é que a dinastia de Davi deu continuidade com Salomão, e não com Natã, Natã não fazia desse plano. É por isso que o Messias, segundo o que aparentemente as escrituras nos mostram, deveria vir de David-Salomão. Shalom.
ExcluirMUITO BOM. DEUS ABENÇOE
ResponderExcluirEssa é de longe a melhor resposta que já encontrei sobre esse tema. Sempre achei forçado colocar José como genro de Eli. A sua explicação fez muito sentido pra mim. Deus abençoe.
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