Nesse estudo tentaremos entender melhor o propósito da primeira vinda do Messias, o porque de sua morte, e a razão de sua 'grande aceitação' entre os gentios (ver Gn 49:10) . Pois muitos dizem: Yeshua não pode ser o Messias pois ele não trouxe paz à terra, o lobo não habita com o cordeiro, Isaías 7:14 não fala de uma virgem a palavra é almah, e outros argumentos piores ainda que esses;
O que muitos fazem? Selecionam profecias a seu bel prazer e dizem: Está vendo, ele não trouxe paz à terra, portanto ele não é o Messias! -Está bem, de fato ele trará paz à terra em sua volta, pois primeiramente ele veio como servo sofredor, para fazer expiação pelo pecado do povo (Is 53), e pastorear a Casa de Israel (Ez 34 para). Eles certamente responderão: Onde está escrito em Isaías 53 o nome Mashiach? Se não está escrito porque você acha que se refere ao Messias? Poderia se referir a qualquer um! Ou: Em Isaías 53 se refere ao povo de Israel, e não ao Messias. (Ora o Messias não faz parte de Israel?)
Esses argumento são muito vagos, pois praticamente nenhuma profecia que tais pessoas consideram messiânica está o nome "Messias" escrito, como por exemplo trazer paz à terra, não está escrito que é o "Messias" que trará. Mas vamos dizer que esse argumento é válido, então eu respondo: Está bem, em Daniel 9:26 contém uma profecia clara, a qual diz que o Messias será cortado/morto, antes da destruição do segundo templo, e isso aconteceu nitidamente com Yeshua, e ele é o único que pode ter cumprido essa profecia! E eles dizem: Mas os sacerdotes também são chamados de messias (ungidos), portanto ali se refere ao sacerdócio e não à Yeshua.
E sempre encontram um pequeno galho pra se segurar, usam de um vale tudo somente para negar aquele que os ama e deu sua vida para que todos pudessem se purificar e se achegar ao Eterno.
Existem pessoas que fazem de tudo para denegrir e tentarem deslegitimar a messianidade de Yeshua, e esses mesmos acreditam em outros "messias", e que já foram mortos. Com isso todos os argumento que eles usam para negar Yeshua, cai contra seus próprios messias. Essas pessoas conclamam com convicção como messias pessoas nascidas fora de Israel, quanto mais em Belém Efrata (Mq 5:1 bíblia hebraica, 5:2 bíblias cristãs). Quem dirá ainda que entraram em Jerusalém montado num jumentinho (Zc 9:9). Tudo que eles falam volta contra eles próprios, pois todas essas profecias inegavelmente foram cumpridas por Yeshua!
Para compreendermos quem é o Messias, não devemos escolher as profecias de acordo com o próprio interesse e imputarmos à Ele, devemos pegar todas as profecias que não se direcionam a outro, senão ao próprio Messias, para assim ligarmos uma à outra e com a ajuda do Eterno, entendermos! (Mt 16:16-17).
A separação de Israel.
Para compreendermos o final de uma história é necessário conhecer o começo e o meio. Portanto irei começar na questão principal a qual nos ajudará a entender o porque é necessário duas vindas do Messias - que é a separação de Israel em dois reinos, o reino do Sul formado por Judá e Benjamin e parte da tribo de Levi que era governado por reis da tribo de Judá descendentes de Salomão. E o reino do Norte formado pelo restante das tribos, as dez tribos, governado pelos reis da tribo de Efraim. (ver 1 Rs 11:29-37)
Tal separação ocorreu em detrimento da aceitação da idolatria por parte Salomão em sua velhice, o qual se corrompeu por causa da sua vastidão de, setecentas mulheres e trezentas concubinas (1 Rs 11:3), por tal ato Elohim resolveu separar o reino de Israel em dois depois da morte Salomão (1 Rs 11:11-12).
Portanto a partir deste momento Israel passa a ser dois, a casa de Israel também chamada de Efraim e a casa de Judá (os Judeus). 1 Rs 12:19-20 diz:
"Assim Israel se rebelou contra a casa de David (contra os Judeus), até hoje. E quando todo o Israel ouviu que Jeroboão havia voltado, mandaram chamá-lo para a congregação e o fizeram rei sobre todo o Israel, e ninguém seguiu a Casa de David, exceto e somente a tribo de Judá."
Como o reino foi dividido existia um problema, como as dez tribos iriam celebrar as festas da Torá, fazer seus sacrifícios e ir adorar ao Eterno, se o templo ficava em Jerusalém, a capital dos Judeus? Jeroboão pensando nisso, temeu que o povo de Israel fosse fazer sacrifícios no Templo em Jerusalém e que o coração do povo se voltasse a Roboão filho de Salomão, Rei de Judá. Como ele mesmo diz em 1 Rs 12:26-28:
"E Jeroboão disse no seu coração: "Assim o reino voltará à Casa de David, pois se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do Eterno, em Jerusalém, o coração deste povo se voltará ao seu senhor, a Roboão, o rei de Judá, e me matarão e voltarão a Roboão, o rei de Judá. E o rei se aconselhou, fez dois bezerros de ouro e lhes disse: Basta de subir a Jerusalém! Eis os teus deuses, ó Israel, os que te fizeram subir da terra do Egito!"
Jeroboão também estabeleceu sacerdotes que não eram levitas (1 Rs 12:31), e inventou uma festa que não existe na Torá (lei de moisés) que era celebrada no décimo quinto dia do oitavo mês (1 Rs 12:32-33). E com isso o Eterno através do profeta Aias disse à mulher de Jeroboão:
"E o Eterno levantará para Si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão de hoje e no futuro. E o Eterno ferirá Israel como se move a cana nas águas, e arrancará Israel desta boa terra que tinha dado aos seus pais, e o espargirá para além do rio porquanto fizeram as suas asheras, provocando a ira do Eterno. Entregará Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou e fez Israel pecar." (1 Rs 14:14-16)
Os descendentes de Jeroboão que reinaram sobre Israel continuaram a seguir seus passos, até que de fato Israel foi removido de sua terra pelos Assírios. 2 Reis 18:9-10 diz:
"E, no quarto ano do rei Ezequias, que era o sétimo ano de Oseias filho de Elá, o rei de Israel, Salmaneser , o rei da Assíria, subiu contra Samaria e a cercou. E a tomaram no início do terceiro ano, no sexto ano de Ezequias, que era o nono ano de Oseias, o rei de Israel, e Samaria foi tomada."
Samaria, a capital do reino do Norte de Israel foi tomada pelos assírios, e os assírios dispersaram Israel por toda a parte, para que não ficassem reunidos e se fortalecessem e tentassem algo contra a Assíria: "E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria: e os fez levar para Hala e para Habor juto ao rio Gozã, e às cidades dos medos. Porquanto não obedeceram à voz do Eterno, seu Elohim (Deus), mas violaram minha aliança, e tudo quanto Moisés, o servo do Eterno, tinha ordenado, não ouviram nem fizeram." (2 Rs 18:11-12) Feito isso, o rei da Assíria povoou Samaria com pessoas de vários lugares (veja 2 Rs 17:24-41).
Esse é um resumo da dispersão das dez tribos da casa de Israel, que ao contrário de uma pequena parcela casa de David, os Judeus, que foram dispersos pelos babilônios e logo voltaram à sua terra, depois foram dispersos novamente em 70-135 EC pelos romanos, e recentemente, em 1948 voltaram à sua terra novamente. As dez tribos da Casa de Israel desde 742 AEC não regressaram à sua terra. Porém o Eterno não os abandonou, os profetas predizem uma volta em massa do povo das tribos de Israel à sua terra, pedindo-lhes por arrependimento. E, especificamente falando, por esse motivo que Yeshua, o Messias veio, como veremos a seguir.
A rejeição e a volta da casa de Israel.
Na Torá, em Devarim (Dt) 30:1-6, o Eterno diz que quando o povo de Israel for disperso por seus pecados, e em seguida se arrependerem Ele os levaria novamente para a terra de Israel:
"E quando vierem sobre ti todas estas coisas, a bênção e a maldição que pus diante de ti, e te recordares delas em teu coração, estando entre as nações para onde o Eterno, teu Elohim (Deus), te houver lançado, e voltares para o Eterno, teu Elohim, e ouvires a Sua voz, segundo tudo o que eu hoje te ordeno, tu e teus filhos, com todo o teu coração e com toda tua alma, te trará o Eterno, teu Elohim, com Ele de teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e te fará voltar, juntando-te dentre todas as nações, para onde te espalhou o Eterno, teu Elohim, à terra que herdaram teus pais, e a herdarás; e te fará bem e te multiplicará mais do que a teus pais. E abrirá o Eterno, teu Elohim, teu coração e o coração de tua descendência, para amares ao Eterno, teu Elohim, com todo teu coração e com toda tua alma, para que vivas."
Mas existe um paradoxo que cerca o retorno de Israel, que é a rejeição do Eterno por Israel, pois o Eterno é um marido para Israel, e Israel é uma noiva para o Eterno, o Eterno pela sua nobre justiça rejeitou Israel como noiva, ou seja, se divorciou de Israel, pois Israel adulterou com outros 'deuses', os ídolos das nações. Portanto assim disse o Eterno em Jr 3:1,7-8:
"(1) (Tenho que) dizer: Se um homem se separar de sua esposa e ela vier a se tornar mulher de outro homem, poderia o primeiro marido voltar a se unir a ela? Não provocaria a condenação de toda a terra? Tu, entretanto, te prostituíste com muitos amantes e te propões agora a voltar Mim? - diz o Eterno... (7) E Eu comentei: 'Mesmo depois de tudo isto, a Mim há de retornar', mas ela não o fez, enquanto sua traiçoeira irmã Judá a contemplava. (8) E pude ver que, quando além da apostasia, Israel cometeu também adultério, e Eu a mandei embora e lhe dei uma carta de divórcio, e sua irmã traiçoeira Judá não se deixou atemorizar por isto; ao contrário, também ela adotou este comportamento."
O Eterno tinha um relacionamento com Israel, semelhante ao de que um homem tem com a sua mulher. O Eterno insinua claramente que ele não poderia voltar a unir-se com Israel, pois essa se prostitui com outros deuses.
O Eterno usa uma lei dada por Ele ao povo de Israel para dizer: 'Acabou, você se prostituiu e não quis mas nem saber de Mim, então te darei uma carta de divórcio, para que você esteja livre de Mim e se junte com seus ídolos abomináveis.' Com isso, Israel deixa de ser o povo do Eterno, Israel deixa de ser Israel. Eles se tornam gentios, um povo estranho ao Eterno.
Em Oseias, um livro que fala especificamente da devassidão da casa de Israel, e de sua "misteriosa redenção". No capítulo primeiro o Eterno diz para Oseias pegar uma mulher promíscua, e ele pegou à Gomer, uma prostituta, e gerou filhos dela, gerou Izreel, Lo-Ruháma e Lo-Amí. E a respeito da Lo-Amí o Eterno diz: "Após haver desmamado a Lo-Ruhama, ela mais uma vez concebeu e teve um filho, e o Eterno disse-lhe: "Põe-lhe o nome de Lo-Amí (Não é Meu povo), por que não sois mais Meu povo, e não mais serei vosso Elohim!" (Os 1:8-9)
Dizendo isso, o Eterno está rejeitando as 10 tribos de Israel, porém, temporialmente, pois logo em seguida o Eterno diz:
"Entretanto, numerosos como as areias do mar, as quais não se consegue contar serão os filhos de Israel! E em vez de lhes ser dito: "Vós não sois meu povo" dir-se-á a eles: "Vós sois os filhos do Elohim (Deus) vivo" (Os 1:10-11 bíblias cristãs, Os 2:1-2 Bíblia hebraica)
Isso que o Eterno disse é impressionante, pois justifica o porque o Eterno os ter abandonado e lhes dado a carta de divórcio. O Eterno os espalhou dentre as nações afim de que dentre todas as nações, nos quatro cantos do globo onde existiam lugares de que não se conhecia o nome do Eterno, e dizia-se a respeito deles: "Vós não sois Meu povo" E por causa dessa diáspora se dirá: "Vós sois os filhos do Elohim vivo!" Assim fica uma aparente contradição, pois o Eterno diz que não será mais seu povo, porém logo em seguida diz que eles serão chamados novamente filhos do Elohim vivo. Então, o que aconteceria que os filhos da casa de Israel voltariam ao Eterno para novamente ser seu povo?
No livro de Oseias, o Eterno diz para Oseias se casar com uma prostituta, uma adúltera com isso o Eterno quis mostrar para Oseias, e faze-lo sentir na própria pele, a situação de Israel, que era casada com o Eterno, mas mesmo assim se prostituía com os ídolos. E é nesse mesmo contexto que o Eterno fala em Jeremias 3:1:
"(Tenho que) dizer: Se um homem se separar de sua esposa e ela vier a se tornar mulher de outro homem, poderia o primeiro marido voltar a se unir a ela? Não provocaria a condenação de toda a terra? Tu, entretanto, te prostituíste com muitos amantes e te propões agora a voltar Mim? - diz o Eterno."
Shaul (Paulo) em sua carta aos Romanos 7:1-3 diz o seguinte: "Ou não sabeis, meus irmãos - pois falo aos que conhecem a Torah - que a lei tem domínio sobre o homem, enquanto ele está vivo? Assim como uma mulher, pela lei, está ligada a seu marido, enquanto ele está vivo, mas se o marido morrer, ela está livre da lei do marido. E se, enquanto o marido está vivo,se ela aderir a um outro homem, ela se torna uma adúltera: mas se o marido morrer, ela está livre da lei [do marido]; e não será uma adúltera embora se juntou a outro homem."
Como Shaul disse em Rm 7:3: "E se, enquanto o marido está vivo, se ela aderir a um outro homem ela se torna uma adúltera." E Shaul cita no verso um, que aquilo que ele falava, ele falava aos que conheciam a Torá, a lei. Sendo assim, o apóstolo tira seu raciocínio de algum livro de Moisés, e esse livro é Deuteronômio capítulo 24, verso 1 ao 4, o qual diz:
"Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável ao seus olhos, por haver achado nela alguma coisa indecente (relações sexuais ilícitas, como o adultério), escrever-lhe-á uma carta de divórcio, e a dará em sua mão e a despedira de sua casa. E tendo ela saído da sua casa, poderá ir e tornar-se mulher de outro homem. E se este último homem se aborrecer dela e lhe escrever uma carta de divórcio, a der na sua mão e a despedir da sua casa, ou se este último homem que a tomou para si por mulher vier a morrer, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher depois que foi imputada para que seja sua mulher depois que foi impurificada, pois isso é abominável diante do Eterno, e não farás condenar a terra que o Eterno, teu Elohim, te dá por herança."
O Eterno fala aqui que, após um homem se divorciar de sua mulher ele não poderia de maneira alguma voltar a unir-se com ela, mesmo se ela se divorciar-se do atual marido, o antigo jamais poderia retornar a unir-se à ela, ela somente poderia casar-se com outro homem, um que ela nunca tinha se unido antes, isso é, se o que ela estava casada vier a morrer, ou se divorciar-se dela.
Partindo deste mesmo princípio, se o Eterno se divorciou de Israel como diz Jr 3:1-8, como ele tornaria a casar-se com Israel? Olhando pela lógica e pela justiça rigoroza da lei, não tem como, Israel estaria perdido, e nunca mais voltaria a ser povo. Porém, o Eterno fala que Jamais abandonaria Israel, e diz em diversar profecias que resgataria Israel, e que faria uma nova aliança com Israel e com Judá. Por exemplo, em Jr 31:6-8 diz que o Eterno resgataria Israel "das terras do Norte, e dos mais distantes confins da terra." No verso 9 de Jer 31, também diz: "Ouvi, ó nações, a palavra do Eterno, e anuncia às ilhas mais remotas! Fazei saber: Aquele que espalhou a Israel (entre as nações) congregá-los-á, e o guardará como um pastor a seu rebanho." Amós 9:9 diz: "Porque ordenarei que seja peneirada a Casa de Israel dentre todas as nações, como se peneira o trigo em um crivo, para que nenhum grão caia sobre a terra." Oséias 3:5 fala: "... Somente depois os filhos de Israel hão de retornar e buscar ao Eterno, Seu Elohim, e a David, seu rei (O Messias); e virão temerosos ao Eterno e à Sua benevolência no fim dos dias." Etc, quase todos os profetas falam da volta da casa de Israel dentre os gentios.
Retornando a perguntar, como Israel poderia voltar ao Eterno, se havia recebido uma carta de divórcio? Shaul, nos abre um pouco o entendimento ao dizer isso:
"[...] E agora, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei [a lei do marido], pelo corpo do Messias; para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dos mortos; e possa render frutos para Deus." (Rm 7:4).
É muito interessante esse midrash que Shaul faz, pois se nós conectarmos isso, com tudo aquilo que falei anteriormente faz muito sentido; o Eterno é mais que infinito e imortal, porém ele emanou Seu Espírito no vente de Miriam para que pudesse nascer um na semelhança dos homens, para assim morrer e fazer a expiação por todos, principalmente pela casa de Israel. Pois a casa de Israel havia se separado do Eterno, porém o Eterno através de Yeshua, o Messias, morreu para que morramos com Ele, afim de que sejamos daquele que ressuscitou.
Assim como profetizou o profeta Isaías, no capítulo 53 de seu livro, que a manifestação do Braço de YHWH iria morrer pelo pecado do povo de Israel, sendo rejeitado por seu povo e assim fazendo uma Brit Chadashá (Nova Aliança), com a casa de Israel e com a casa de Judá, como fala o Eterno através do profeta Jeremias no cap 31 versos 30-33:
"Aproximam-se os dias - diz o Eterno - quando estabelecerei uma nova aliança com a Casa de Israel e com a Casa de Judá. (31) Não será como o que estabeleci com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para retirá-los do Egito, pois violaram Minha aliança, embora eu fosse seu Elohim - diz o Eterno. (32) Pois esta é a aliança que farei com a Casa de Israel após aqueles dias - diz o Eterno: Farei com que internalizem Minha Torá (lei) em todo o seu ser e a gravarei em seu coração; serei seu Elohim e eles serão Meu povo. (33) Não mais precisarão sugerir, cada um a seu vizinho e cada um a seu irmão: 'Reconhece o Eterno', pois todos já Me conhecerão, do mais humilde ao mais destacado - diz o Eterno - pois perdoarei sua iniquidade e não mais lembrarei seu pecado."
Essa profecia é impressionante! Primeiramente o Eterno diz que estabelecerá uma nova aliança com as duas casas, a Casa de Israel e a Casa de Judá. Porém o Eterno não especifica como seria a aliança feita com a casa de Judá, pois no verso 32 o Eterno diz: "Pois esta é a aliança que farei com a Casa de Israel após aqueles dias..." Ele não diz: "...com a Casa de Israel e com a Casa de Judá após aqueles dias..." Ele especifica a aliança que ele fará com a casa de Israel primeiro! E segue: "Farei com que internalizem Minha Torá (lei) em todo o seu ser e a gravarei em seu coração; serei seu Elohim e eles serão Meu povo." Porque o Eterno diz isso? Porque a Casa de Israel estava dispesa entre as nações e não mais conheciam a Sua Torá, como é dito no profeta Oseias 8:12:
"Eu escrevi (à Efraim, a Casa de Israel) todos os ensinos da minha Lei, mas eles os consideraram algo estranho."
E depois O Eterno diz: "...serei seu Elohim e eles serão Meu povo." Pois naquele momento Israel, como já disse, não era mais Seu povo; Em seguida é dito: "Não mais precisarão sugerir, cada um a seu vizinho e cada um a seu irmão: 'Reconhece o Eterno', pois todos já Me conhecerão, do mais humilde ao mais destacado - diz o Eterno..." Isso é dito a respeito da Casa de Israel. Em Jeremias 31:33 o Eterno fala especificamente de Israel, que todos voltarão a reconhecê-Lo. E em seguida o Eterno explica o porque Ele fará uma nova aliança e porque a Casa de Israel voltará a reconhecê-Lo: "pois perdoarei sua iniquidade e não mais lembrarei de seu pecado." E o que irá ocorrer para que o Eterno perdoe e não mais se lembre do pecado de Israel? Uma grande expiação! Como jamais ouve;
A Morte e ocultação do Messias, e Sua expiação.
Como é dito também em Daniel 9:26:
"E depois das 62 duas semanas será abatido o Machiach, e já não estará [mais entre o povo], e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário e seu fim será como uma inundação, até o fim da guerra está determinado grande desolação."
Essa profecia é tão clara quanto a luz do sol! É dito que o Mashiach será abatido ou cortado, ou seja, o Mashiach será morto. E o que acontece após o Mashiach ser morto? "E o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário..." Isso é absolutamente impressionante, é exatamente o que aconteceu com Yeshua, após sua morte, em 30 mais ou menos da era comum, Ya'akov ha'Tsadik (Tiago o Justo), irmão de Yeshua o Mashiach passou a liderar a Assembléia de Jerusalém, que era de onde a torá e os ensinamentos eram distribuídos entre todos, Judeus e gentios. Ya'akov ha'Tsadik liderou até aproximadamente entre 67-70 AC.
Eusébio de Cesaréia em seu II livro de "História eclesiastica" cap. XXIII, citando Hegesipo diz exatamente o que se segue:
"...Sendo pois, muitos os que creram, inclusive entre as autoridades, os judeus, escribas e fariseus se alvoroçaram dizendo: todo o povo corre perigo ao esperar o Cristo (Mashiach) em Jesus (Yeshua). Reuniram-se pois ante Tiago (Ya'akov) e disseram: Nós te pedimos: retém ao povo, que está em erro a respeito de Jesus, como se ele fosse o Cristo. Pedimo-te que convenças a respeito de Jesus todos os que vierem para o dia da Páscoa (Pessach), porque a ti todos obedecem. Efetivamente, nós e todo o povo damos testemunho de ti, de que és justo e não te deixas levar pelas pessoas.
Tu pois, convence a toda a multidão para que não se engane a respeito do Cristo. Todo o povo e nós mesmos te obedecemos. Ergue-te pois sobre o pináculo do templo para que do alto sejas visível e todo o povo ouça tuas palavras, pois por causa da Páscoa reúnem-se todas as tribos, inclusive com os gentios.
E assim os mencionados escribas e fariseus puseram Tiago em pé sobre o pináculo do templo e disseram-lhe aos gritos: "Ó tu, o justo (Tsadik)!, a quem todos devemos obedecer, posto que o povo anda extraviado atrás de Jesus o crucificado, diga-nos quem é a porta de Jesus." E ele respondeu com grande voz: "Por que me perguntam sobre o Filho do homem? Ele também está sentado no céu à direita do grande poder e há de vir sobre as nuvens do céu"
E sendo muitos os que se convenceram completamente ante o testemunho de Tiago, irromperamem louvores dizendo: "Hosana ao filho de Davi!". Então os mesmos escribas e fariseus novamente disseram uns aos outros: "Fizemos mal em proporcionar tal testemunho a Jesus, mas subamos e lancemo-lo para baixo, para que tenham medo e não creiam nele." E puseram-se a gritar dizendo: "Oh! Oh! Também o Justo extraviou-se!" E assim cumpriram a Escritura que se encontra em Isaías: Tiremos de nosso meio o justo, que nos é incômodo. Então comerão o fruto de suas obras.
Subiram pois e lançaram abaixo o Justo. E diziam uns aos outros: "Apedrejemos a Tiago o Justo (Ya'akov ha'Tsadik)!" E começaram a apedrejá-lo, porque ao cair não chegou a morrer. Mas ele, virando-se, ajoelhou-se e disse: "Eu te peço Senhor, Deus Pai: Perdoa-os, porque não sabem o que fazem.
E quando estavam assim apedrejando-o, um sacerdote, um dos filhos de Recab, filho dos Recabim, dos quais o profeta Jeremias havia dado testemunho, gritava dizendo: Parai, que estais fazendo? O Justo roga por vós!
E um deles, tecelão, agarrou o bastão com que batia os panos e deu com este na cabeça do Justo, e assim foi que sofreu o martírio. Enterraram-no naquele lugar, junto ao templo, e ainda se conserva sua coluna naquele lugar ao lado do templo. Tiago era já um testemunho veraz para judeus e para gregos de que Jesus é o Cristo. E em seguida Vespasiano os sitiou." Isto é o que Hegesipo relata minuciosamente, concordando ao menos com Clemente. Tiago era um homem tão admirável e tanto havia-se espalhado entre todos a fama de sua retidão, que até os judeus sensatos pensavam que esta era a causa do assédio de Jerusalém, iniciado imediatamente depois de seu martírio, e que por nenhum outro motivo estavam eles sofrendo-o senão pelo crime sacrílego cometido contra ele."
Após matarem um dos homens mais justo que ainda vivia sobre a face da terra, uma das principais testemunhas da Messianidade de Yeshua, naquele momento Jerusalém começou a ser Sitiada por Tito em mandato de Vespasiano seu pai. E o que ocorreu depois todos conhecem: foram mortos milhares de Judeus, Jerusalém e outras cidades Judaicas foram desoladas, foram mortos milhares pela fome, foi tal a fome que Josefo conta que uma mulher comeu seu próprio filho; e o Santuário - o Templo de Jerusalém foi destruído - exatamente como disse Daniel.
Com isso se cumpre ao pé da letra o que foi dito pelo profeta no cap 9 verso 26, e também se cumpre exatamente o que foi dito por Miqueias cap. 5 versos 2-3 (bc) ou 1-2 (bh):
“E tu Belém Efrata, és pequena entre os milhares de Judá, mas de ti sairá para Mim, o que governará Israel, cuja saída é desde a antiguidade, desde os dias da eternidade. (3) Entretanto ele (o que sairá de Belém Efrata, o Messias) os entregará (aos seus inimigos) pelo tempo que leva a que está de parto a dar a luz. Então o resto de seus irmãos retornará com os filhos de Israel."
Essa profecia é uma profecia indiscutivelmente Messiânica. O próprio Rashi, um dos exegetas mais famoso dentre o povo Judeu ratifica:
"de você deve surgir para mim: o Messias, filho de David, e assim a Escritura diz (Sl. 118: 22): "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular."
O interessante é pensar do porque Rashi citar Sl 118:22 se referindo ao Messias ben David.
Então, deixando muita coisa que dá para ser comentado e analisado nesses dois versos de lado, quero enfatizar o verso 3 (ou 2 da bh), o qual diz que "Ele os entregará (aos seus inimigos) pelo tempo que leva a que está de parto a dar a luz." Ou seja, o Messias veio à terra e nasceu em Belém Efrata, ENTRETANTO Ele os entregou (aos seus inimigos). A profecia quer dizer que o Messias vem porém, após sua vinda ele se ocultará (ver Salmo 110) e assim entregará a casa de Judá aos seus inimigos (os romanos). Pois na época de Yeshua, o povo Judeu aguardava muito pelo Messias que os livraria dos romanos, porém o Messias foi morto, ressuscitou e se ocultou, assim entregando-os aos romanos, os quais mataram milhares e milhares de Judeus e destruíram o templo.
Sobre esse verso Rashi também comenta:
"Portanto, ele deve entregá-los até o tempo que a mulher dá à luz em confinamento: Ele deve entregá-los nas mãos de seus inimigos até a vinda do tempo que Sião sentiu as dores do trabalho de parto e seus filhos a cargo; Zion, que agora é apreendido pelas dores do parto, é agora chamado de uma mulher em confinamento. [Ou seja, agora as dores de parto cessará e a redenção irá acontecer.] Mas nossos Sábios afirmam que a partir daqui se deduz que o filho de David (Mashiach ben David) não virá até que o reino perverso se espalha por todo o mundo durante nove meses (Yoma 10b, Sanh. 98b). Mas, de acordo com o seu significado simples, esta é a estrutura como expliquei.
e o resto de seus irmãos: Os irmãos do Rei Messias; ou seja, o resto da tribo [de Judá].
deve voltar sobre os filhos de Israel: Judá e Benjamin devem se juntar às outras tribos e tornar-se um reino, e eles deixam de ser dividido em dois reinos."
Com isso fica ainda mais claro, a morte e a ocultação de Yeshua para salvar a casa de Israel!
Outra profecia interessante é a de Zacarias 12:10 a qual diz:
"E derramarei sobre a casa de David e os moradores de Jerusalém o espírito de graça e das súplicas, e olharão para quem transpassaram; lamentarão como quem pranteia por um filho unigênito e chorarão amargamente [como que] pelo primogênito."
No talmud no tratado de Sucá 52a um rabino diz que esse choro é por causa da morte do Mashiach ben Yosef (Messias filho de José):
"Qual é a causa do luto [mencionado no último versículo citado] - R. Dosa e os rabinos divergem sobre a questão. Um deles explicou, A causa é o assassinato do Messias, o filho de José*." (*Mashiach ben Yosef)
Apesar do conceito rabínico de "Messias ben Yosef" descendente de Efraim que morre na batalha de Gogue e Magogue não existir nas escrituras, essa passagem do talmud se confirma que o conceito da morte do Messias existia, e era aceito pelos antigos rabinos.
E qual outro testemunho dado pelos profetas de que alguém (o Messias) seria morto para que a casa de Israel possa voltar a ser chamados filhos do Altíssimo, para que eles possam voltar a ter um pacto com Adonai? Para que o Eterno não se lembre mais de seus pecados passados? -Isaías 53:
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Elohim, e oprimido. (5) Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (6) Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Eterno fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:4-6 - ver de Is 52:13-53:12)
Sobre se é messiânica ou não essa passagem, não vou tomar mais espaço nesse estudo para explicar isso - a maioria dos antigos rabinos declaravam e conclamavam que sim - essa profecia é a respeito do Messias. As literaturas judaicas mais famosas são unânimes quanto a isso, desde o Talmud, passando pelos Midrashim ao Zohar, sem contar com diversos comentários de vários Rabinos. (Clique aqui para te direcionar para outro site para você ver alguns desses comentários.)
Uma das principais razões da primeira vinda: o resgate da Casa de Israel.
No verso 5 diz: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas;" E segundo o próprio Messias, a respeito disso ele veio:
"[...] Eu não fui enviado, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. (Mateus 15:24) Portanto, esse é o principal motivo da primeira vinda do Messias Yeshua.
Também o Sumo Sacerdote Caifás profetizou que Yeshua iria morrer para resgatar o povo de Eloha que estava disperso:
"Mas um deles, cujo nome era Caifás, era o sumo sacerdote daquele ano; e ele disse-lhes: Vós não sabem coisa nenhuma, nem considerais que é conveniente para nós que um homem morra pelo povo, e não que todo povo pereça. Mas isso a partir de si mesmo, ele não falou, mas sendo o sumo sacerdote daquele ano, profetizou que Yeshua morreria pela nação, e não apenas pela nação, mas também pelos filhos de Eloha que estão dispersos, [eles], [ele] deve reunir em um só." (João 11:49-52)
Yeshua disse que tinha outras ovelhas que não estavam em Israel:
"Tenho outras ovelhas também que não são deste aprisco; e estas também é correto que eu venha a trazer, e elas ouvirão a minha voz, e todos se tornarão um só rebanho e um só pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la." (João 10:16-17)
Falando isso Yeshua cumpre uma profecia de Ezequiel 34:11-13, 22-23, a qual diz:
"Porque assim disse o Eterno Elohim: Eis que Eu mesmo buscarei Minhas ovelhas e as reunirei. (12) Como pastor que reúne o seu rebanho no dia em que está disperso, assim reunirei Minhas ovelhas e as livrarei de todos os lugares para onde foram dispersos, nos dias de nuvens tenebrosas e trevas espessas. (13) E as recolherei dentre os povos de sua dispersão, e as trarei dos países para onde foram, voltarei a reuni-las em sua própria terra e as alimentarei sobre as montanhas de Israel junto a seus rios e em todos os lugares habitáveis do país. [...] (22) Por isso hei de salvar meu rebanho! Não mais servirão de presa, e julgarei entre uma ovelha e outra. (23) E sobre elas porei um pastor que delas cuidará - Meu servo David (o Messias) as apascentará e será o seu pastor!"
As duas Oliveiras: a casa de Judá e a casa de Israel.
Em Romanos 11:16-24 Shaul nos da uma aula surpreendente ao falar da oliveira, e do zambujeiro ou oliveira-brava (oliveira incapaz de dar frutos para consumo), com base em Jeremias 11:16-17 (repare que é o mesmos capítulo, e começam o tema nos mesmos versículos;) onde diz:
"O Eterno te chamou por teu nome, uma oliveira frondosa repleta de belos frutos; mas agora, com o estrondear de um grande tumulto, te incendiou e destruiu teus ramos. (17) Porque o Eterno dos Exércitos, que te plantou, decretou sobre ti o mal, por causa da iniquidade da Casa de Israel e da casa de Judá, que o fez cair sobre si ao Me provocar, trazendo oferendas a Baal."
Shaul em Romanos 11 nos fala de duas oliveiras, a boa oliveira e a oliveira-brava ou, o zambujeiro, Shaul nos diz que os gentios, à quem ele estava se referindo era natural da oliveira-brava e que estes foram cortados desta para poderem ser enxertados na boa oliveira (Rm 11:24). O povo de Israel que é comparado à uma oliveira, Shaul ao se referir aos gentios como sendo "oliveira-brava", estava nitidamente falando que esses eram a Casa de Israel que havia sido disperça, e não mais eram povo. E aos Judeus, à Casa de Judá, Shaul chama de "boa oliveira". Como já expliquei no começo deste estudo, houve uma separação entre o povo de Israel, pois o povo era um só, governado pelo reinado de Judá, inclusive o Messias vem de Judá, e por essa razão Shaul nos diz que a oliveira-brava (a Casa de Israel) foi enxertada na boa oliveira (a Casa de Judá), pois ambos tem que retornar a ser um só povo, como profetizado também por Caifás (João 11:52), e como o Mashiach é de Judá, e a capital do reino é em Jerusalém, a oliveira-brava - a casa de Israel, deve ser enxertada à casa de Judá.
Para confirmar isso que disse, Shaul seguindo sua explicação sobre as duas oliveiras diz:
"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejais sábio em sua própria mente: que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. (26) E assim todo o Israel será salvo, como está escrito [em Isaías 59:20]: De Sião virá o Libertador, E desviará as iniquidades de Jacó." (Romanos 11:25-26)
Veja que Shaul ainda falando sobre as oliveira, diz que isso era um mistério para eles, e que o endurecimento veio em parte sobre Israel (todo Israel, as duas casas), até que a "plenitude dos gentios haja entrado". O que o apóstolo quer dizer com plenitude dos gentios? Será que isso significa que todos os gentios do mundo entrarão na boa oliveira? Não, e sim que a plenitude dos gentios significa os filhos dos dispersos de Israel. E ao concluir o apóstolo diz que "todo Israel será salvo". E isso é muito mal compreendido hoje em dia, talvez 98% do leitores do chamado "Novo Testamento" acham que a frase dita por Shaul "todo Israel será salvo" quer dizer que todas as pessoas que estão lá em Israel de alguma maneira serão salvas. E isso não tem absolutamente nada a ver com o que Shaul estava expressando com todo o contexto. "Todo Israel será salvo" se refere à Casa de Judá e a Casa de Israel, ou seja todo Israel, e não só uma das casas, e não somente uma das oliveiras, mas sim as duas.
Para confirmar mais ainda que Shaul e os apóstolos acreditavam que estes gentios que estavam sobrenaturalmente crendo em Yeshua, em Moisés e no profetas eram de fato Israelitas perdidos dentre as nações, em Gálatas 2:29 é dito:
"E, se sois do Messias, então sois descendentes de Abraão e herdeiros da promessa."
A filosofia greco-romana cristã (não digo isso na forma de ofensa) pensa que Shaul disse de uma forma "espiritual". Mas esse pensamento não se encaixa no contexto bíblico. Shaul diz com outras palavras o'que o próprio Messias Yeshua já havia dito em João 10 27: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" Quais ovelhas? -Aquelas citadas acima, ditas por Isaías e Ezequiel, ou seja, os descendentes da Casa de Israel - se você é de fato do Messias, e o segue você é uma de suas ovelhas, portanto é um Israelita descendente de Abraham.
Quando Shaul diz: "...então sois descendentes de Abraão" na peshita siríaca usa-se a palavra "zereh" para se referir à descendência, e essa palavra significa uma descendência literal, é claro, pelo sêmen. E no grego usa a palavra "sperma" para se referir à "descendência". Portanto, Shaul aqui, deixa bem claro quem ele pensava que eram esses "gentios". E fica mais claro ainda quando ele diz: "...e herdeiros da promessa", e que promessa? Todas as promessas ao povo de Israel, mas aqui Shaul fala mais especificamento da promessa feita à Abraão, como por exemplo, a que consta em Gênesis 17:1-7.
Não foi só Shaul que expressou esse entendimento acerca dos sinceros "gentios" que aceitaram Yeshua e voltaram ao Eterno, Ya'akov por exemplo expressa Em atos 15 onde acontece a famosa discução a respeito da circuncisão na assembléia de Jerusalém, Ya'akov irmão de Yeshua o primeiro líder da assembléia toma e palavra e diz:
Depois que se calaram, Ya'akov, tomando a palavra, disse: Irmãos, ouvi-me: Shimon (Simão) relatou como primeiramente Eloha visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois destas [coisas] voltarei, e reedificarei o tabernáculo de David, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo; para que o remanescente dos homens busque ao Senhor (YHWH), sim, todos os gentios sobre os quais é invocado o Meu Nome diz o Senhor (YHWH) que fez todas estas [coisas]. (Atos 15:13-17)
O correto é saber de onde Ya'akov tirou essa profecia para saber o que ela quer dizer ao certo. Essa profecia está em Amós 9:11-12, os dois versos anteriores são cruciais para sabermos à quem essa profecia se refere e assim entendermos o porque Ya'akov cita ela se referindo a chegada dos gentios na congregação do Eterno. Amós 9:9-12 diz:
"Porque ordenarei que seja peneirada a Casa de Israel dentre todas as nações, como se peneira o trigo em um cirvo, para que nenhum grão caia sobre a terra. E morrerão todos os pecadores do Meu povo pela espada, os que dizem: 'O mal não recairá sobre nós nem nos alcançará.' Naquele dia reerguerei o Tabernáculo caído de David e fecharei suas brechas; levantarei suas ruínas e voltarei a construí-lo como nos dias antigos (quando Israel não era dividido), para que possam possuir o resto de Edom (parte da palestina/Jordânia) e todas as nações (os gentios) que invocam Meu Nome - diz o Eterno, que fará isto acontecer."
Fica claro que a profecia se refere à casa de Israel. E chamo a atenção aqui para algo importante que se entende quando diz: "E morrerão todos os pecadores do Meu povo pela espada, os que dizem: 'O mal não recairá sobre nós nem nos alcançará." Aqui se refere àqueles que esperam por um arrebatamento secreto, os que vivem sem se preocuparem com seu próximo e sem estudar a Palavra do Eterno e esperam ser secretamente arrebatados aos céus sem passar por nenhuma tribulação, pois são esses que dizem: "O mal não recairá sobre nós nem nos alcançará."
Portanto Ya'akov ao citar uma profecia que fala especificamente a respeito de Israel, se referindo aos gentios ele obviamente acreditava que os gentios que chegam à fé no Eloha de Israel por Yeshua são Israelitas que outrora foram dispersos pelos assírios.
Posteriormente Ya'akov ha'Tsadik envia uma epístola aos "gentios", e escreve o seguinte:
"Ya'akov, servo de Eloha e do senhor Yeshua o Messias, às doze tribos que estão dispersas entre as nações: Shalom!" (Ya'akov (Tiago) 1:1)
Ya'akov não envia somente aos Judeus, se não ele não iria escrever "às doze tribos" e tendo em vista que as congregações, principalmente fora da terra de Israel, eram formadas por Judeus e gentios, esses gentios que acabaram de adentrar à fé de Israel eram considerados como sendo parte das ovelhas perdidas da casa de Israel.
A Brit Chadashá (Nova Aliança).
Ao o Eterno fazer a aliança da Torá com Israel, foi necessário que Moshé aspergisse sangue sobre o povo:
"...Em seguida [Moisés] leu o Livro da Aliança e o leu para o povo; e eles responderam: “Tudo o que o Eterno ordenou, nós o faremos e obedeceremos!” Moisés tomou do sangue e o aspergiu sobre o povo, e proclamou: “Este é o sangue da Aliança que YHWH fez convosco, por meio de todos esses mandamentos!” (Ex 24:7-8)
Já foi dito e repetido acima que, a Casa de Israel deixou de ser povo e o Eterno os entregou a carta de divórcio, portanto não estavam em aliança com Adonai. Por isso que, a Brit Chadashá (Nova Aliança) foi feita através do sangue de Yeshua, tal como Moshé ao confirmar a aliança da Torá no Sinai aspergiu sangue sobre o povo, Yeshua deu de seu próprio sangue para que fosse feito um novo pacto com a casa de Israel:
"A seguir [Yeshua] tomou um cálice e tendo dado graças (feito uma brachá) deu aos discípulos dizendo: bebei dele cada um; Poque isto é o meu sangue, [o sangue] da nova aliança, derramado em benefício à muitos, para serem livrados dos pecados." (Mt 26:27-28).
O Messias deveria vir, para morrer, para que por sua morte pudesse resgatar e expiar e interceder principalmente pela casa de Israel; ressuscitar e se ocultar, para depois vir com grande majestade entre as nuvens dos céus, e assim governar toda a terra e trazer a tão esperada paz!
A respeito de sua volta Yeshua diz: "...com toda a certeza vos asseguro (ao povo Judeu), que não mais me vereis até que venhais a proclamar: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Lc 13:35). Portanto, para que o Messias venha, e traga o reino Messiânico é necessário que os de seu povo que o nega confessem e se arrependam, confessando o nome de Yeshua como o Messias, o que vem em nome de Adonai. Pois assim como uma grande parte do povo Judeu o desprezou como profetizado por Isaías, é necessários que uma grande parte, principalmente entre os seus líderes religiosos, o confessem para que Ele volte com Seus pés sobre o Monte das Oliveiras.
fontes: torá a lei de moisés, bíblia hebraica, bíblia acf, dic. strong, peshita (dukhrana.com), comentários de rashi (chabad.org), história eclesiástica - eusébio de cesaréia, talmud babilônico - tratado de sucá (juchre.org).
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ResponderExcluirExecelente estudo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
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