sexta-feira, 13 de junho de 2014

Genêsis 3:15 - A semente da mulher e a semente da serpente.


“Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; ela te ferirá a cabeça e tu lhe ferirá o calcanhar. (Gn 3:15)”



 Aqui vemos a passagem entendida por alguns como a primeira promessa Messiânica “a semente da Mulher”, e, a semente da serpente (Satã).

 Começarei citando algumas importantes opiniões que dizem respeito a essa pesagem;

 “O rabino David Kimchi diz:

 “Assim como Tu saíste para salvação do teu povo, pela mão do Messias, o Filho de Davi, que deve ferir Satanás, o chefe, o rei e o príncipe da casa dos ímpios.

 O Midrash Rabá (23):

 “Rabino Tanchuma disse em nome de Rabi Samuel, Eva tem relação a essa semente que está vindo de outro lugar. E quem é esse? Este é o Messias, o Rei.”

 Franz Delitzsch em seu trabalho, messiânicos Profecias em sucessão histórica, com a adição de uma ligação messiânica a um dos midrashim:

 “O Targum palestino testifica que em Gênesis III.15 lá é prometido uma cura da picada no calcanhar do serpente, que está a ter lugar "no final dos dias, nos dias do Rei Messias." No palestino Midrash a Gênesis (Bereshit Rabba xii), lemos: "As coisas que Deus criou perfeito, pois o homem pecou se tornaram corruptos e não retornam à sua condição adequada até que o filho de Perez (ou seja, de acordo com o general xxxviii 29, Ruth iv. . 18 e ss. Messias da tribo de Judá) vem ".

 Messiânicas ligações adicionais são reveladas por Joseph Samuel CF Frey em seu trabalho dois volumes, José e Benjamim:

 “Nossos antigos rabinos, como a uma só voz, tem declarado que, a semente da mulher, que esmagaria a cabeça da serpente se entende como o Messias. Você sabe tão bem quanto eu, seu ditado comum, "que antes da serpente tinha ferido os nossos primeiros pais, Deus tinha preparado um gesso para sua cura; e assim que o pecado tinha feito a sua entrada para o nosso mundo, o Messias havia feito sua aparência.” "Assim ambos os Targums, o de Onkelos, e de Jonathan, dizem "que a voz que os nossos primeiros pais ouviram que passeava no jardim, foi o Memra YHWH, ie. a Palavra do Senhor, ou o Messias, que este sempre quis dizer com essa expressão; ... No Targum de Jônatas, e de Jerusalém, diz-se, "a semente da mulher esmagará a cabeça da serpente, e eles deve obter a cura, ou um emplastro para o calcanhar, (a dor recebido pela Serpente), nos dias do Messias, o Rei."

(fonte: hadavar.org)

 Estes são conceitos antigos, de que a semente da mulher se trata do Rei, o Mashiach, portanto nada de falar: “Ah, isso é coisa dos cristãos, isso é coisa de Roma...”

 Ao ouvir a promessa de Eloha de que a sua semente nasceria, aquele, que esmagaria a semente da serpente, Eva esperava por essa misteriosa semente. E ao conceber o seu primeiro filho, Eva diz:

 E o homem conheceu a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim e disse: Adquiri um homem com o (auxílio do) Eterno.” [Gn 4:1] (Torá a lei de Moisés)

 Aqui vemos claramente algo, no mínimo “estranho”, Eva diz que Adquiriu um homem "com o Eterno..."

 Os Rabinos ao traduzirem essa passagem para aquilo que iria se tornar a “septuaginta” vão mais longe ainda, e traduzem da seguinte forma:

 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu dando a luz Caim, e disse: "Ganhei um homem, através de Deus." [Gn 4:1] (Septuaginta)

 O que seria ganhar um homem através de Eloha?

 O targum de Pseudo-Jonathan vai ainda mais longe:

 “E Adão conheceu Hava sua esposa, que tinha desejado do Anjo; e ela concebeu, e teve Kain; e ela disse: Adquiri um homem, o Anjo do Senhor. [Gn 4:1] (O targum de Pseudo-Jonathan)

 No targum de Jonathan diz que o homem era “O Anjo (mensageiro) do Senhor”, o qual o mesmo targum também faz uma forte ligação com “A Palavra do Senhor” quando ele aparece em diversas passagens da torá...

 Eva pode ter pensado que Caim era a semente sobrenatural que o Eterno faria pisar na cabeça da semente da serpente. Com isso temos um claro entendimento de um nascimento fora do comum, um nascimento que aconteceria “através do Eterno”, pelo seu Ruach Kodesh. Assim como foi com o nascimento do Mashiach Yeshua, um nascimento virginal, através do poder de Eloha! (veja também “Analisando Isaías 7:14”);

 E, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Eloha para a Galiléia, a uma cidade chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E o anjo entrou na casa, e lhe disse: Paz seja contigo, ó cheia de graça! O Senhor é contigo: e tu és bendita entre as mulheres. E quando ela viu [ele], ela estava agitada por seu discurso; e ela ponderou, o que poderia significar esta saudação. E o anjo disse-lhe: Não temas, Maria; porque achaste graça diante de Deus. Porque eis que tu conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, e porás o nome de Yeshua. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Eloha lhe dará o trono de seu pai David.  E ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre; e o seu reinado não terá fim. E Maria disse ao anjo: Como se fará isso, pois eu não tenho conhecido um homem? O anjo respondeu, e disse-lhe: O Espírito de Santidade virá, e o poder do Altíssimo vai ofuscar a ti; por isso aquele que é nascido de ti é santo e será chamado Filho de Eloha. (Lc 1:26-35) (Peshita, tradução de James Murdock)

 Para entendermos ainda melhor o que Eloha quis nos mostrar através dessa passagem da torá (Gn 3:15), é preciso entendermos o conceito de zerah  - semente/descendência nas escrituras. “Zerah” em hebraico, nas escrituras quer dizer “semente”, semente em um sentido orgânico e semente se referindo à descendência. Nesse caso de (Gn 3:15) temos o entendimento clara de que “zerah – semente”, se trata de descendência, porém, nunca vi uma referência à zerah como se tratando da posteridade se referindo a uma mulher. As pesagens das escrituras que falam sobre descendência, sempre a palavra é dirigida aos homens.
 Então, por que em Gênesis 3:15, o Eterno fala a semente da mulher, falando com a mulher? Por que Ele não fala isso para o homem, já que naturamente as escrituras sempre ao falar de descendência se dirige aos homens?

 Ao falar isso para a mulher, o Eterno quis ser enfático, quis dizer: “A sua semente mulher, sem a ajuda do homem.” Por isso que a torá narra o primeiro filho de Eva como se o Eterno que havia feito Eva conceber sem a ajuda do homem: ganhei um homem com o Eterno.Com isso tudo, nos faz entendermos claramente, que tudo isso era uma referência ao futuro nascimento do Rei Mashiach – o nascimento virginal, o qual Miryam concebeu através do Ruach Kodesh (Espírito de Santidade).

 Agora devemos nos perguntar, quem é a semente da serpente (Satã)? -São aqueles que feriram o calcanhar (perseguiram) de Yeshua!

Disse-lhes Yeshua: Se Eloha fosse o vosso Pai, vós me amaria; porque eu continuei e vim de Eloha: Eu não vim por minha própria vontade, mas Ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? É porque não podeis ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai, o acusador (Satã); a concupiscência do vosso pai [vocês] estão dispostos a fazer. Ele foi desde o início um homicida, e não se firmou na verdade; a verdade não está nele, e quando ele profere mentira, ele fala por si mesmo, pois ele é um mentiroso, e pai da mentira. (Jo 8:42:44) (Peshita, tradução de James Murdock)

 “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Porque o que está cheio o coração, fala a boca.” (Mt 12:34) (Peshita, tradução de James Murdock)

 A semente da serpente, são os que perseguiram, e mataram a semente da mulher. E o principal representante (da semente da serpente) é Judas Iscariotes.

 “E quando a ceia foi terminada, tinha sido colocado por Satanás no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse.” (Jo 13:2) (Peshita, tradução de James Murdock)

 “E depois do pão, em seguida, entrou nele (em Judas Iscariotes) Satanás. E Yeshua disse-lhe: O que tu fazes, faze-o depressa. E nenhum daqueles [que estavam] assentados, soube, por que ele disse isso a ele.” (Jo 13:27-28) (Peshita, tradução de James Murdock).

 A serpente feriu o calcanhar de Yeshua, a serpente feriria o calcanhar da semente da mulher, e a semente da mulher pisaria na cabeça da serpente, adon Yeshua assim o fará, na glória de YHWH Eloha!

2 comentários:

  1. Li alguns comentários abaixo. Uma conclusão cheguei: Quando o coração é cego, tudo torna-se trevas, advindo assim críticas, ofensas, desprezo a pessoa que editou entendimento da matéria. É uma pena, que pessoas tenham apenas comentários negativos sem provar nada. Pelo artigo editado, parabenizo o autor.

    ResponderExcluir